Considerado o maior jogador argentino de todos os tempos, Diego Maradona foi internado no início da noite desta segunda-feira (2) em um hospital da cidade de La Plata. De acordo com informações de Leopoldo Luque, médico pessoal de Diego, a situação não é grave, mas o ex-jogador necessita de cuidados médicos com urgência por causa de um grave quadro de anemia e desidratação provocado por uma crise de depressão.

Maradona
Maradona recebe homenagem do Gimnasia y Esgrima, clube treinado por ele, por seus 60 anos – Divulgação/GELP

Na sexta-feira passada (30), Diego, que é treinador do Gimnasia y Esgrima, foi a campo amparado por amigos para receber uma homenagem pelo aniversário de 60 anos. Estava visivelmente abatido, teve de ser amparado para caminhar e não ficou á beira do gramado para comandar o time no jogo contra o Patronato, pelo Campeonato Argentino. De acordo com amigos e parentes, Maradona foi proibido pelos médicos de ir ao estádio, mas ele quis comparecer para não frustrar os torcedores.

Medicação e álcool

Pessoas próximas do jogador, em revelações à imprensa argentina, revelaram que na semana que antecedeu seu aniversário, Maradona tomou uma medida acima do recomendado de sua medicação de antidepressivos e ingeriu muito álcool. Embora durante a quarentena tenha feito uma dieta rigorosa, com a qual perdeu 11 quilos e voltou a correr depois da operação a que foi submetido no joelho, realizada em 2019.

“Ele é psicologicamente instável e isso afeta a todos nós. Ele se alimenta mal. É o principal fator que leva à sua internação. Eu o vi triste. Diego é uma pessoa de ciclos: às vezes está muito bem mas às vezes, nem tanto. Não gostei do momento em que entrei em sua casa. Trazê-lo aqui (para o hospital) vai ajudá-lo ”, disse Luque na porta da clínica em La Plata, confirmando que o ex-jogador sofre de depressão: “Ele está caído, não quer comer, falar. Ele sente muito a falta de seus pais. O aniversário foi uma data que mexeu com muita coisa. Seu coração está partido”.

Maradona está internado em um quarto comum do Hospital Ipensa e deverá permanecer sob os cuidados médicos por pelo menos três dias.

Em sua conta no twitter, uma das filhas de Maradona, Gianinna, revelou preocupação com o estado do pai: “Me parte a alma vê-lo assim”.

 

Comentários