De volta após lesão no joelho esquerdo, Tiquinho Soares teve alguns dias extras para se recuperar plenamente e deve ser titular do Botafogo contra o Atlético-MG, na Arena MRV. Faz mais de um mês, aliás, que o camisa 9 não balança as redes. Mas neste sábado, às 21h, pode igualar ou até passar dois astros do futebol mundial. Afinal, Cristiano Ronaldo e Mbappé tem apenas um gol a mais em 2023 do que o artilheiro.

Na nobre lista, o tricolor Germán Cano comanda com 33 gols. Algumas posições depois, com 26, estão os atacantes do Al Nassr e do PSG, além de outras duas feras (veja lista abaixo). Tiquinho, por sinal, já marcou 25 vezes, 13 delas só no Brasileirão.

De volta, Tiquinho comemora gol em treino recente do Botafogo – Foto: Vitor Silva/Botafogo

Os números são muito relevantes para a equipe alvinegra, pois representam um terço do total do melhor ataque do Brasileirão (com 39 gols). O atacante ainda deu três assistências, além de ter participado diretamente do último gol do time, de Victor Sá, na derrota para o Flamengo, no Nilton Santos. Na ocasião, Tiquinho estava longe da melhor forma e fez seus primeiros 45 minutos após quase um mês fora.

Para efeito de comparação, apenas Marcos Leonardo, do Santos, e Deyverson, do Cuiabá, tem percentual maior de participação nos gols de seus respectivos times até aqui. Além disso, nas sete partidas disputadas desde a lesão, o Glorioso só venceu duas vezes, o que mostra que sua saída coincide com a instabilidade de resultados do Botafogo.

MAIS MINUTOS CONTRA O GALO

Desta vez, o artilheiro do Glorioso terá mais tempo para retomar o ritmo de jogo. No período de Data-Fifa, Tiquinho não sentiu mais dores no joelho e seguiu a programação completa do grupo desde o retorno da folga, há seis dias. Contratado para dividir as responsabilidades de balançar as redes, Diego Costa faz sombra e deve substitui-lo no segundo tempo no duelo contra seu ex-clube.

Curiosamente, o técnico Bruno Lage conhece muito bem ambos os centroavantes. Em todas as entrevistas, não economiza nos elogios à qualidade e ao caráter do camisa 9, contra o qual jogou no clássico Benfica x Porto, e trabalhou com Diego no Wolverhampton-ING. Claramente, no momento, a prioridade é de Tiquinho, pela ótima fase que vinha mantendo até o começo de agosto.

MAIORES ARTILHEIROS DE 2023:

1º – Germán Cano (Fluminense) – 33 gols
2º – Erling Haaland (Manchester City) e Hugo Cuypers (Gent-BEL): 31 gols
3º – Barnabás Varga (Paksi-HUNG e Ferencváros-HUN) – 30 gols
4º – Karim Benzema (Al-Ittihad e Real Madrid) – 28 gols
5º  Pedro (Flamengo) – 27 gols
6º – Cristiano Ronaldo (Al Nassr), Kylian Mbappé (PSG), Victor Osimhen (Napoli), Zeki Amdouni (Basel-SUI/Burnley-ING), Mauro Icardi (Galatasaray-TUR) e Vitor Roque (Athletico-PR) – 26 gols
7º – Tiquinho Soares (Botafogo) e Lautaro Martínez (Inter de Milão) – 25 gols

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários