Um dos principais jogadores do Barcelona na década de 2000, o luso-brasileiro Deco concedeu entrevista ao diário “La Vanguardia”. Entre os temas, o agora diretor esportivo do clube afirmou que a “revolução” que Pep Guardiola fez à frente da equipe, entre 2008 e 2012, foi uma “grande mentira”.

A chegada de Guardiola ao comando do Barcelona marcou uma renovação no elenco. Jogadores consagrados deixaram o clube, como Ronaldinho Gaúcho e até o próprio Deco. Sob a batuta da dupla, os catalães haviam faturado a Liga dos Campeões em 2005/06.

Deco foi titular por muitos anos no Barcelona – Josep Lago/AFP via Getty Images)

“Fala-se de uma grande revolução que é uma grande mentira. Ronaldinho e eu saímos, contudo havia Xavi, Iniesta, Busquets que estava subindo, Yaya Touré, o melhor jogador africano, Messi, claro, Samuel Eto’o”, declarou Deco, antes de completar:

“Foi inteligente e quando ele chegou colocou ordem e sua qualidade como treinador até montar o melhor time que vi na minha vida. E ele foi inteligente, sabia que não devia perder tempo com outras coisas”.

LEIA TAMBÉM: Vitor Roque, em 13 minutos, faz gol e é expulso na vitória do Barcelona

À época, contudo, Pep Guardiola contava com Lionel Messi em início de carreira. Para fazer companhia ao argentino, outras pratas da casa faziam parte do elenco, como Iniesta, Xavi, Busquets e Puyol.

GUARDIOLA IMPLANTOU O TIKI-TAKA NO BARCELONA

A era Guardiola no Barcelona foi marcada por um futebol vistoso, o chamado tiki-taka. Por exemplo, os culés venceram a Liga dos Campeões e o Mundial por duas vezes no período.

Atualmente, o Barcelona ocupa a terceira posição no Campeonato Espanhol, com 50 pontos, a oito do líder Real Madrid. A diferença para a ponta da tabela caiu dois pontos na última rodada, visto que os Merengues ficaram no empate em 1 a 1 com o rival Atlético de Madrid.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários