A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (9) a mudança do nome do estádio do Maracanã de Jornalista Mário Filho para Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé. A medida, para ter efeito válido, ainda depende da sanção do governador Cláudio Castro, que tem o prazo de 15 dias. A mudança de nome, no entanto, só ocorrerá no nome do estádio, pois o complexo esportivo (Maracanãzinho e Estádio Célio de Barros) continuará se chamando Mário Filho.

maracana1
Maracanã vai receber a final da Libertadores em janeiro de 2021 – Divulgação/Secretaria de Cultura do RJ

“A utilização de nomes de pessoas vivas nos bens pertencentes ao patrimônio público tem sido uma preocupação da sociedade para zelar pelo que é de todos e impedir a privatização do patrimônio público. Mas, nesse caso, é uma justa homenagem a uma pessoa reconhecida mundialmente pelo seu legado no futebol brasileiro e prestação de relevantes serviços ao nosso país”, disse o deputado estadual André Ceciliano (PT), autor do projeto.

O Maracanã foi inaugurado no dia 16 de junho de 1950 e foi chamado oficialmente de Estádio Municipal. A mudança de nome ocorreu em outubro de 1966, um mês após a morte de Mario Filho, que sofreu um ataque cardíaco fulminante, aos 58 anos, logo depois de voltar da cobertura da Copa do Mundo, na Inglaterra.

Comentários