-

Confira algumas curiosidades que marcaram a rodada 1 da Copa do Mundo do Qatar. Afinal, teve Cristiano Ronaldo quebrando recorde histórico. Seleções engajadas, mas com a Fifa tentando evitar saia justa. Um placar que pela primeira vez vimos em  Mundiais. E muito mais.

1 – A rodada foi marcada por protestos contra o Qatar, que viola direitos humanos. Dessa forma, jogadores da Inglaterra se ajoelharam em campo no jogo com o Irã. O time da Alemanha, ao posar para a foto do jogo com o Japão, colocou a mão na boca, para reclamar da proibição de uso da braçadeira com os dizeres One Love pelos capitães.

Alemães colocam a mão na boca em protesto contra a decisão da Fifa que proibiu atos contra o Qatar, que viola direitos humanos  –  Anne-Christine Poujolat / AFP via Getty Images

2 – Aliás, a Inglaterra venceu o Irã por 6 a 2. Este placar ocorreu pela primeira vez em toda a história da Copa do Mundo.

3- A rodada teve 16 jogos (quatro empates em 0 a 0) e 41 gols foram marcados. Porém, nenhum deles foi de fora da área.

4 – Enner Valencia – O atacante do Equador fez o primeiro gol da Copa (e também o segundo gol) e o primeiro anulado deste Mundial.

Ineditismo de Cristiano Ronaldo

5 – Cristiano Ronaldo faz história – Ao fazer o primeiro gol de Portugal sobre Gana, CR7 conseguiu uma façanha: tornou-se o primeiro jogador a fazer gol em cinco Copas diferentes.

6 – Giroud também faz história – Com os dois gols que marcou na vitória da França sobre a Austrália, o atacante Francês chegou aos 51 com a camisa da seleção francesa e se igualou a Henry como o maior goleador da história de seu selecionado, com 51 gols. Pode superá-lo já na próxima rodada.

Situação do camaronês-suíço

7 – Embolo – O atacante viveu um fato inédito na história da Copa. Ele nasceu em Camarões, mas se naturalizou suíço. E foi dele o gol da vitória da Suíça sobre os camaroneses por 1 a 0. Pela primeira vez um jogador nascido em um país, mas naturalizado por outro, fez um gol em cima de seu país de origem. Ele não comemorou o gol em respeito aos compatriotas. E, mesmo assim, foi hostilizado em redes sociais. 

8 – Gavi fez dois gols na goleada por 7 a 0 da Espanha sobre a Costa Rica. Aos 18 anos, ele é o terceiro jogador mais jovem a fazer gol em Mundiais. Mais novo do que ele, apenas Pelé e Mbappé.

9 – Lucas Hernández se machucou no início do jogo entre a França e a Austrália. Em seu lugar, entrou seu irmão Theo Hernández. Na derrota de Gana para Portugal por 3 a 2, Jordan Ayew que tinha feito um gol para os africanos, saiu e cedeu a vaga para seu irmão André Ayew.

10 – O atacante George Weah, Melhor do Mundo em 1995, sempre teve o sonho de jogar uma Copa, mas a Libéria, seu país natal, é fraca no futebol e ele nunca conseguiu. Mas seu filho Timothy Ayew chegou lá. Só que defendendo os Estados Unidos. Mas tudo bem. Afinal, seu pai, hoje, é simplesmente o PRESIDENTE da Libéria. E está todo pimpão

Curiosidades extras

1 – O público que assistiu ao jogo Brasil 2×0 Sérvia foi de 88 mil pessoas. Mas o Lusail tem capacidade para 80 mil. Ops…

2 – Seis jogadores fizeram dois gols em seus jogos e dividem a artilharia: Richarlison, Enner Valencia (Equador), Ferran Torres (Espanha), Giroud (França), Saka (Inglaetrra) e Taremi (Irã).

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários