Futebol Internacional

Dibu Martínez, nos pênaltis, garante a Argentina na semifinal da Copa América

Messi leva a Argentina ao ataque. Gênio passa em branco, mas sua seleção vence o Equador e vai às semifinais – Foto: Charly Triballeau -AFP via Getty Images

A Argentina é a primeira semifinalista da Copa América-2024. Mas foi um drama. Digno de um tango. Em jogo duríssimo, venceu o Equador apenas nos pênaltis, por 4 a 2, após por 1 a 1 no tempo normal. O duelo desta quinta-feira (4/7) ocorreu no NRG Stadium em Houston, no Texas, teve um gol de Lisandro Martínez para os hermanos no primeiro tempo. Mas o Equador (que perdeu um pênalti com Enner Valencia) empatou aos 45 da etapa final, com Kevin Rodríguez.  Contudo, nas penalidades, apesar de Messi perder a sua cobrança,  Dibu Martínez foi o cara. Afinal, defendeu dois penais e colocou a Argentina na próxima fase.

Com isso, os equatorianos voltam para casa. Já os argentinos farão a semifinal contra o vencedor de Venezuela x Canadá, que jogam nesta sexta-feira no AT&T, em Dallas. A semifinal ocorrerá na terça-feira (6/7), em Nova Jersey.

Equador guerreiro, mas Argentina abre vantagem

O Equador surpreendeu nos primeiros 30 minutos, anulando Messi e os atacantes da Argentina. Além disso, conseguiu sucesso nos avanços de Moisés Caicedo  e Hincapié pela esquerda. Quase marcou quando Caicedo fez grande jogada e tocou para o atacante Sarmiento chutar. Mas Dibu Martínez fez grande defesa.  Depois dos 30 minutos, Messi começou a aparecer. Aos 35, deu passe Para Enzo Fernández entrar na área e não marcar graças a uma abafada milagrosa do zagueiro Pacho. Mas, no escanteio desta jogada, Messi cobrou e, após Mac Allister desviar, o zagueiro Lisandro Martínez  fez 1 a 0 para os Hermanos.

Equatorianos perdem pênalti, mas empatam no fim

No segundo tempo, o Equador voltou com mais ímpeto ofensivo. Os argentinos, com a vantagem, esperavam o momento certo para dar o bote. O jogo ficou truncado. Entretanto, o Equador teve uma chance de ouro para empatar. Aos 16, após escanteio, a bola foi no braço de De Paul. Pênalti. Enner Valencia cobrou deslocando Dibu, mas a bola foi na trave direita do goleiro.

A Argentina voltu ao jogo, começou a dominar. Porém, nos 15 minutos finais, recuou demais. Os equatorianos foram para cima, o técnico Feliz Sánchez colocou o time com quatro atacantes e dois deles, aos 45 minutos, foram protagonistas  do lance do jogo. Yeboah recebeu pela direita e cruzou para Kevin Rodríguez para fazer 1 a 1. Como o terceiro atacante reserva que entrou, Jordy Caicedo, estava impedido, mas sem participar da jogada. O VAR demorou quatro minutos para confirmar o gol que levou a decisão para os pênaltis. Mas o Equador quase virou ainda no tempo corrido, uma cabeçada que passou raspando. Contudo, nos penais, deu Argentina. Deu Dibu. Os atuais campeões continentais e do mundo seguem vivos. Ufa!

Nos pênaltis

Para a Argentina: Álvarez, Mac Allister, Montiel e Otamendi marcaram; Messi chutou no travessão
Para o Equador: Yaboah e Jordy Caicedo marcaram; Dibu Martínez defendeu as cobranças de Mena e de Minda

ARGENTINA 1X0 EQUADOR (nos pênaltis, Argentina 4 a 2)

Quartas de final da Copa América
Data
: 4/7/2024
Local: NGR Stadium, Houston (EUA)
ARGENTINA: Dibu Martínez; Molina (Montiel, 49’/2ºT), Romero, Lisandro Martínez (Otamendi, 32’/2ºT) e Tagliafico; De Paul, Mac Allister, Enzo Fernández (Lo Celso, 32’/2ºT) e Messi; Nico González e Lautaro Martínez (Álvarez, 19’/2ºT). Técnico: Lionel Scaloni
EQUADOR: Dominguez; Preciado, Félix Torres, Pacho e Hincapié; Alan Franco (Jordy Caicedo, 41’/2ºT) e Gruezo; Moisés Caicedo, Kendry Paez (Kevin, Rosdríguez, 31’/2ºT) e Sarmiento (Minda, 30’/2ºT); Enner Valencia (Yeboah, 33’/2ºT) Técnico: Félix Sánchez Blas.
Árbitro: Andres Matonte (URU)
Gols: Lisandro Martínez, 35’/1ºT (1-0)
Auxiliares: Nicolas Tarán e Martin Soppi (ambos do Uruguai)
VAR: Leodán González (URU)
Cartões Amarelos: Nico González, Tagliafico (EQU); Enner Valencia, Caicedo (EQU)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Athletico vence Atlético-GO de virada e se firma no G6 do Brasileirão

O Athletico buscou a virada para manter uma invencibilidade que perdura há 17 anos diante…

7 de julho de 2024

Palmeiras derrota Bahia em noite de Estêvão e encosta no Flamengo

No Allianz Parque, o Palmeiras derrotou o Bahia por 2 a 0, em jogo válido…

7 de julho de 2024

Em jogo histórico, Vasco estraga a festa do Inter e vence no Beira-Rio

Em jogo que marcou o retorno do Internacional ao seu estádio, o Beira-Rio, após as…

7 de julho de 2024

Interino do Corinthians vê equilíbrio após nova derrota no Brasileiro

O Corinthians perdeu para o Cruzeiro, neste domingo, no Mineirão, pela 15ª rodada do Campeonato…

7 de julho de 2024

Seabra destaca ‘fator casa’ para vitória do Cruzeiro

O Cruzeiro mostrou sua força como mandante e venceu o Corinthians no Mineirão, em jogo…

7 de julho de 2024

Após choque de cabeça, Renê, do Inter, é substituído ainda no primeiro tempo

Lateral-esquerdo do Internacional, Renê passou por um susto no duelo contra o Vasco, na noite…

7 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!