Futebol Brasil

Diniz x VP: um duelo de realidades opostas na final do Campeonato Carioca

A finalíssima do Campeonato Carioca, às 18h, no Maracanã, coloca frente a frente dois técnicos em situações absolutamente opostas. Seja pelo momento que vivem em suas carreiras e também pela ótica da vantagem obtida nos primeiros 90 minutos da decisão. Afinal, enquanto o tricolor Fernando Diniz é reverenciado pela forma como suas equipes jogam, o rubro-negro Vitor Pereira é alvo de críticas por seu trabalho.

Mesmo assim, o favorito para levar o título é o Flamengo de VP. Tudo por conta da vitória por 2 a 0 no domingo passado, que abriu caminho para a 38ª conquista estadual de seu clube. Caso mantenha tal vantagem (pode até perder por um gol de diferença), na prática, o técnico português deve ganhar sobrevida no cargo, que esteve fortemente ameaçado após seguidas derrotas no início de temporada.

O intocável e selecionável Diniz

Diniz, por sua vez, não sofre contestações. Em seu segundo ano (da segunda passagem) no comando do Fluminense, é o atual campeão carioca, acumula o terceiro lugar no Brasileirão de 2022 e a Taça Guanabara, em março, com uma virada sobre o próprio Flamengo no último jogo. Além disso, estreou com vitória sobre o Sporting Cristal, no Peru, pela Libertadores.

Diniz conduz seu trabalho com tranquilidade no Fluminense – Mailson Santana/Fluminense FC

No total, o técnico tricolor desfruta de números superiores a 60% de aproveitamento. Diniz, de 48 anos, se credenciou para a Seleção Brasileira, por conta de feitos como esse, somados a um futebol vistoso baseado na posse de bola. Ou seja, pode receber um convite em breve, caso a CBF não chegue a um acordo com o favorito Carlo Ancelotti, do Real Madrid.

“O Fluminense significa bastante coisa (para mim). É difícil descrever, mas já era especial antes e agora se tornou mais ainda”, declarou Diniz, ex-jogador do clube, durante o Campeonato Carioca deste ano.

O criticado e pressionado VP

Vitor Pereira divulgou a escalação do Flamengo uma hora antes do clássico do último domingo e causou ainda mais discussão entre os torcedores. No entanto, a aparente postura defensiva, com três zagueiros de origem e dois volantes, se revelou uma arma eficiente. Com isso, o time saiu do Maracanã com a vantagem de dois gols. O fato é que esta veia estrategista, exposta desde o Corinthians de 2022, só não foi mais aplaudida por conta da decisão de utilizar reservas na Libertadores.

Vitor Pereira se vê sob constante ameaça no cargo – Marcelo Cortes/CRF

Abatido pela altitude e por falhas coletivas, o Flamengo perdeu para o Aucas, do Equador, e reacendeu o debate sobre a permanência do treinador. Afinal, já são seis derrotas em 20 jogos em apenas três meses. Além disso, também não ajudou em nada a declaração de VP, em tom conformado, na entrevista no Equador.

“Acho que fizemos um bom jogo. Poderia ter dado para nós, como poderia ter para dado para eles (…) Não estou em uma fase de observar jogadores, estou numa fase onde temos que competir com intensidade. Eu não sou um técnico que trabalha com 11 jogadores. Vim para o Flamengo para trabalhar com 20 e muitos jogadores, para tentar fazer todos evoluírem e preparar a todos para jogarem um calendário como esses. Domingo somos obrigados a ganhar o jogo de novo”, disse o técnico.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Andre Casado

Posts Recentes

Empate elimina México e coloca o Equador nas quartas

Sede da próxima Copa do Mundo, em 2026, o México, desta vez, não jogou como…

30 de junho de 2024

Seabra defende jogadores após derrota do Cruzeiro e analisa reforços

O Cruzeiro foi superado pelo Flamengo por 2 a 1 no Maracanã, em jogo válido…

30 de junho de 2024

Venezuela goleia Jamaica e enfrenta o Canadá na Copa América

A Venezuela terminou o Grupo B da Copa América na liderança. No fechamento da primeira…

30 de junho de 2024

Tite faz menção a Zico ao defender Lorran de críticas no Flamengo

O Flamengo realizou uma excelente exibição e derrotou o Cruzeiro por 2 a 1 neste…

30 de junho de 2024

Coudet lamenta desgaste, mas valoriza esforço do Internacional

O Internacional tenta sobreviver a uma dura sequência de viagens. Desgastado física e mentalmente, o…

30 de junho de 2024

Marcos Braz abre o jogo sobre situação de Gabigol no Flamengo

O atacante Gabigol foi cortado da relação do duelo entre Flamengo e Cruzeiro que ocorreu…

30 de junho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!