Dona da SAF do Vasco, a 777 Partners finalizou a compra do Everton, da Inglaterra,  clube no qual tinha interesse há alguns meses. O grupo investidor norte-americano adquiriu 94,1% de parcela na participação do clube de Liverpool, referente às ações do empresário britânico-iraniano Farhad Moshiri. Aliás, de acordo com a imprensa local, a negociação envolveu valor maior a 550 milhões de libras (R$ 3,3 bilhões na atual cotação).


“Estamos verdadeiramente honrados com a oportunidade de fazer parte da família Everton como guardiões do clube. Consideramos um privilégio poder desenvolver sua orgulhosa herança e valores. Nosso principal objetivo é trabalhar com torcedores e partes interessadas para desenvolver a infraestrutura esportiva e comercial para os times masculino e feminino, a qual proporcionará resultados para as futuras gerações de torcedores do Everton”, afirmou Josh Wander, sócio-fundador da empresa que detém 70% da SAF cruz-maltina.

Grupo da 777 Partners, que é dono de 70% da SAF do Vasco, concretiza compra do Everton – Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

Por sinal, esta não foi a primeira vez que a 777 Partners tentou comprar o Everton. Isso porque, em maio, o grupo dos Estados Unidos apresentou uma proposta ao clube, prontamente rejeitada pelos atuais donos, até então. No entanto, no início dessa semana, os contatos voltaram a acontecer, e as conversas avançaram. Até em razão de o emprésario Farhad Moshiri ver com bons olhos a possibilidade de reaver o capital que investiu por lá e, portanto, topar fazer negócio.

APROVAÇÃO PENDENTE

Apesar do acerto entre as partes, a operação total ainda não está sacramentada. Afinal, restam as aprovações da venda por parte da Premier League, da Associação de Futebol da Inglaterra (FA) e da Autoridade de Conduta Financeira (FCA), órgão regulador do Reino Unido. As autoridades, inclusive, se mostram temerárias em relação à 777. Entre outras suspeitas, a revista norueguesa Josimar Football divulgou, recentemente, dossiês sobre os trâmites financeiros e esportivos da companhia nos últimos anos, colocando em xeque sua credibilidade.

Everton tem 94,1% das suas participações adquiridas pela 777 Partners – Foto: Divulgação/Everton

VASCO E MAIS SETE CLUBES

Além do próprio Everton, da Inglaterra, a empresa conta com mais seis clubes pelo mundo, boa parte deles na Europa. São os casos do Sevilla, da Espanha; Genoa, da Itália; Hertha Berlin, da Alemanha; Red Star, da França; e Standard Liège, da Bélgica. Por outro lado, tem, também, porcentagens significativas do Melbourne Victory, da Austrália e, claro, do Vasco, no Brasil, os dois únicos representantes longe do Velho Continente.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários