As histórias do mundo da bola podem ser impressionantes. Nesta quinta-feira (25), Ronaldo Fenômeno completa 30 anos de sua estreia como profissional. Ele debutou, em 1993, pelo Cruzeiro. Curiosamente, hoje ele é o dono do clube. A Raposa, que tornou-se uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol) está nas mãos do agora empresário Ronaldo Nazário.

Ronaldo Fenômeno surgiu no Cruzeiro, aos 16 anos – Reprodução de TV

Ronaldo apareceu para o mundo do futebol com a camisa celeste. A estreia aconteceu no dia 25 de maio de 1993, há 30 anos, em jogo contra a Caldense, pelo Campeonato Mineiro. Curiosamente, a estreia foi no Estádio Ronaldão, em Poços de Caldas.

Contudo, é preciso explicar como foi a chegada de Ronaldo no Cruzeiro. O Fenômeno, na época ainda conhecido como Ronaldinho, jogava na base do São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Por lá, começou a aparecer com bastante qualidade.

O ex-jogador Jairzinho, campeão da Copa Libertadores 1976, comprou o passe do atleta, após ver sua qualidade, e decidiu repassar ao Cruzeiro. Ronaldinho, portanto, chegou para a base do time azul.

Ronaldo, contudo, embora tenha sido contratado para a base, esperava uma oportunidade no profissional. E ela apareceu quando a Raposa tinha uma sequência de jogos e uma decisão importante contra o Vasco da Gama. O técnico Pinheiro então decidiu poupar seus atletas e colocou um time alternativo contra a Caldense.

Ronaldo atualmente é empresário e gestor da SAF do Cruzeiro – Gustavo Alexo/Cruzeiro

E logo no primeiro jogo, Ronaldo fez a diferença. Aos 16 anos, ele iniciou a jogada na direita e fez o passe para Ramon Menezes marcar o único gol do jogo.

Ronaldo cresceu no mundo do futebol. Em uma excursão feita entre Campeonato Mineiro e Brasileirão, ele marcou seu primeiro gol e ganhou o coração dos cruzeirenses.

O reencontro entre Cruzeiro e Ronaldo Fenômeno

Ronaldo fez pelo Cruzeiro 56 gols em 58 jogos. Em 1994, foi convocado para a Seleção Brasileira na Copa do Mundo dos EUA, com 17 anos, e depois vendido ao PSV, da Holanda.

O ex-jogador voltou a vida do Cruzeiro em 2021, mas, desta vez, como empresário. Ele comprou 90% da SAF celeste e agora tem a missão de salvar a agremiação da maior crise financeira de sua história.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários