O mais recente destruidor de recordes do futebol brasileiro entra em campo novamente nesta quinta-feira, às 19h30, no Nilton Santos. A vítim… ou melhor, o adversário da vez do embalado Botafogo é o Corinthians, que vive má fase. Além de retomar a liderança (provisoriamente assumida pelo Palmeiras, com uma partida a mais), a vitória sobre o Timão assinalaria mais uma marca relevante na história dos pontos corridos (2003-atual): a de maior sequência de vitórias no início do Brasileirão.

No topo desta lista está o São Paulo, que, em 2011, enfileirou cinco triunfos. O Alvinegro, afinal, já tem quatro e pode empatar nesta noite. Em um ranking mais abrangente, de maior número de vitórias em qualquer parte da competição, Internacional (2020) e Atlético (2021) aparecem com nove. Curiosamente, destes três times citados, apenas o Galo sagrou-se campeão no fim.

VEJA TAMBÉM: J10 elege os 10 maiores craques do Botafogo

Porém, mesmo se empatar, o Botafogo estende, ao menos, a sua impressionante marca de invencibilidade em 2023 para 15 partidas – a maior do país. Aliás, essa fase já garantiu alguns recordes do próprio clube (o último deles foi igualar seu melhor início de Brasileirão desde 1981).

1977-78, um time lendário do Botafogo

Nada, absolutamente nada que foi feito na história do Brasileirão, contudo, supera o próprio Glorioso em um de seus maiores momentos. Afinal, a equipe de 1977 -1978 detém o fantástico recorde de 52 jogos sem derrota somando os dois anos do torneio. A título de comparação, o Palmeiras de 2018-2019 alcançou 33 e se destaca, com sobras, na era dos pontos corridos. Mesmo assim, ainda ficou muito longe do Botafogo de Renê, Osmar, Mendonça, Mário Sérgio e Paulo César Caju, entre tantos outros craques.

Timaço do Botafogo de 1977-78, do técnico Zagallo e do craque PC Caju (agachado à direita), ficou incríveis 52 jogos invicto pelo Brasileirão

Entretanto, surpreendemente, este esquadrão não levou nenhum dos dois troféus porque o Brasileirão era dividido em grupos e, depois, decidido em mata-mata. Assim, a fama e o peso do time ficaram relegadas ao passado, em relação, inclusive, ao Botafogo da décade 60, que tinha nomes lendários – e eram base da seleção brasileira – como Manga, Nilton Santos, Didi e Garrincha.

O filósofo-técnico Luís Castro costuma dizer que não dá bola para a liderança, tampouco se impressiona com certos números. Deseja apenas seguir vencendo, apresentando um bom futebol e garantindo que seus pupilos se dediquem ao máximo no dia a dia. Tudo isso com o objetivo de manter o time com os pés no chão, com foco e sem se deslumbrar.

“A vida do treinador é manter os elencos equilibrados. A vitória só desequilibra aqueles que não têm consciência da realidade. Eu tenho e passo a meus jogadores. Todos os dias eu digo que o futebol é fértil em, de repente, nós perdemos o domínio das coisas. Aquilo que não controlamos. O que controlamos é o treino, a recuperação e a nossa part do jogo. Todo o resto não dominamos. Aquilo que dominamos vamos fazer bem com certeza, que é treinar, descansar e jogar”, afirmou Castro, após a vitória sobre o Flamengo, em suas famosas reflexões profundas.

Alguns recordes notáveis do Brasileirão:

1) Maior sequência invicta da história do Brasileirão: Botafogo, entre 1977 e 1978 (52 jogos)
2) Maior sequência invicta da era de pontos corridos: Palmeiras, entre 2018 e 2019 (33 jogos)
3) Maior sequência invicta em um mesmo campeonato de pontos corridos: Flamengo, em 2009 (24 jogos)
4) Maior sequência de vitórias no início do campeonato dos pontos corridos: São Paulo, em 2011 (5 vitórias)
5) Maior sequência de vitórias do campeonato nos pontos corridos: Internacional e Atlético (9 vitórias)

Recorde do São Paulo de 2011 é o próximo na lista do Fogão

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários