Henrique Dourado recebeu a maior punição da história do futebol chinês: um ano de suspensão e ainda multa de R$ 148 mil. Isso ocorreu por causa do encontrão que ele deu no árbitro Ning Ma durante a partida contra o Wuhan, no último domingo (21/8). O contato, que resultou na queda do árbitro, aconteceu aos 16 minutos do primeiro tempo. Mas chamou a atenção dos analistas devido ao movimento e impacto do ombro do jogador do Henan Songshan nas costas do juiz, intencional.
Dourado, que assumiu o erro, não se pronunciou. Mas tanto ele quanto o clube não esperavam punição tão severa. Porém, vale citar que, em 2017, um jogador do Shanghai Shenhua Qin Sheng, deu uma entrada proposital em Witsel. Pegou seis meses de gancho. Sem Dourado, o clube já busca um substituto.
Federação se pronuncia sobre Dourado
Com contrato previsto para se encerrar no fim de 2023, o brasileiro já estaria revendo sua permanência no clube. Porém, a federação pode optar por não emitir o certificado internacional de liberação. Dessa firma, manteria a punição do jogador. Assim, impossibilitaria sua transferência para outro time.
“Esperamos que todas as partes possam proteger em conjunto a ordem da competição e o ambiente de desenvolvimento do futebol”, disse a federação chinesa em comunicado sobre o afastamento do jogador dos gramados.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários