A próxima edição da Série A do Campeonato Brasileiro terá novamente a participação dos “12 grandes” clubes do país. Assim chamados porque possuem as maiores torcidas do Brasil. Isso graças aos retornos de Cruzeiro, Grêmio e Vasco, além do Bahia. Tal situação não ocorre há quatro anos, quando a Raposa acabou sendo rebaixada.

Ainda assim, a primeira divisão será composta por 15 clubes que já venceram a competição. Aliás, isso só foi possível com a manutenção do Coritiba e a volta das quatro grandes equipes que estavam na Série B. Levando em consideração todos os 17 campeões do torneio desde 1959, dois estão na segunda divisão. No caso, Guarani e Sport.

Bragantino x América
Duelo entre Red Bull e América na Série A de 2022 e que estão confirmadas na próxima edição – Mourão Panda / América

Nesse sentido, a Série A de 2023 não será a que reuniu o maior número de equipe vencedoras. Afinal, nos anos de 1993, 1996, 1997, 2000, 2001 e 2002 todos os 17 clubes que já conquistaram o torneio participaram dessas edições do Campeonato Brasileiro.

Desde que a competição passou a ser disputada no formato de pontos corridos em 2003, somente sete edições reuniram 15 clubes campeões. A propósito, tal cenário ocorreu em 2004, 2011, 2012, 2014, 2017, 2018 e 2020.

Até o momento apenas duas equipes que disputam a primeira divisão do Campeonato Brasileiro já tiveram seu rebaixamento confirmado. Avaí e Juventude são os clubes. Restando somente duas rodadas para o término da competição, três participantes lutam para fugir do rebaixamento.

Cuiabá com 37 pontos, assim como Ceará e Atlético-GO ambos com 34 pontos são esses clubes. Dois deles vão disputar a edição de 2023 da Série B.

Série A de 2023 já possui 19 participantes confirmados

Por enquanto, o próximo Campeonato Brasileiro já tem 19 participantes definidos. São cinco clubes de São Paulo (Corinthians, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo), quatro equipes de Rio de Janeiro (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco), três de Minas Gerais (América, Atlético e Cruzeiro). No Sul, são dois clubes do Paraná (Athletico e Coritiba) e outros dois do Rio Grande do Sul (Grêmio e Internacional).

Além disso, um participante de Goiás, equipe que leva o mesmo nome do estado. Ainda assim, dois clubes do Nordeste, o Bahia que é homônimo do estado e Fortaleza representando o estado do Ceará.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários