Fluminense e Flamengo realizam, neste sábado (2), às 18h, no Maracanã, o segundo jogo da final do Campeonato Carioca. Na partida de ida, o Tricolor venceu por 2 a 0, com dois gols de Cano. No entanto, apesar da vantagem do rival, os flamenguistas estão confiantes na virada e, pela primeira vez na história, na conquista pelo tetracampeonato do Estadual. Em entrevista exclusiva ao Jogada10, Edu Antunes Coimbra, irmão de Zico e ex-jogador do Flamengo, afirmou que acredita que o Mais Querido pode vencer este segundo duelo e, quem sabe, conquistar o troféu.

“O Flamengo, no primeiro jogo, não teve a capacidade de colocar a bola para dentro, reconhecendo a boa atuação do goleiro Fábio. Em uma tarde inspirada, pode conseguir a virada, tratando-se de um time forte como é o Flamengo, com a sua massa apoiando nas arquibancadas. Agora, a torcida tem que estar junta. Se estiver insatisfeita, vaiando durante o jogo, aí acho que não tem como inverter”, disse Edu Antunes.

Edu Antunes Coimbra atendeu a reportagem do Jogada10 – Arquivo Pessoal

“Se a torcida ajudar, sempre será um jogador a mais. Há também a capacidade técnica do Flamengo, pelos artilheiros que a equipe tem, pela força ofensiva. Tendo em vista como foi o primeiro jogo, acredito, sim, em uma reviravolta. Agora, se vai ganhar por uma diferença de três gols, é outra coisa”, acrescentou.

Para Edu, que treinou o Fluminense em 1993, o Flamengo caiu em algumas armadilhas da equipe tricolor, como o descontrole psicológico. O ex-jogador afirmou ainda que Felipe Melo deveria ter sido expulso após a cotovelada em Marinho, mas não foi punido pelo árbitro.

“O Fluminense já tumultuou no primeiro jogo, e o Flamengo caiu na armadilha do Tricolor, com vários jogadores recebendo cartão amarelo. E aquele que mais merecia ser advertido, com o vermelho, não recebeu, que foi o Felipe Melo. Ele deu uma cotovelada proposital no Marinho. O Fluminense tem jogadores experientes, que sabem, dentro do campo, além da qualidade, mexer com o psicológico do adversário. Tem sido assim nos últimos clássicos. Nos últimos jogos, foi da mesma maneira: o Flamengo dominando a maior parte do tempo. O Fluminense chega no segundo tempo e começa a jogar”, disse.

Veja outros trechos da entrevista com Edu Antunes Coimbra

O que acha da equipe do Fluminense?

“O Fluminense é o único time carioca que poderia se igualar e vencer o Flamengo, como aconteceu, pois tem um plantel muito forte e experiente, sendo sempre um candidato a títulos. O fato de não ter passado na fase eliminatória da Libertadores não diz nada se poderia atingir o psicológico dos jogadores na final. Criou forças para vencer. O Fluminense está com uma garotada muito boa, como o Nonato, Martinelli, e principalmente, o André, que joga em uma posição ampla do jogo. Além disso, tem um elenco muito forte e bons reservas. Como o Manoel, que não é titular, mas acabou sendo um dos destaques contra o Flamengo. Vejo o Fluminense com capacidade para se tornar campeão estadual, mas ainda acredito no peso da camisa e nos jogadores do Flamengo.”

Qual o setor mais fragilizado do Flamengo?

“O Fluminense pegou o Flamengo em seu setor mais fragilizado, desde a saída de Jorge Jesus. A má saída de jogo na defesa segue atrapalhando a equipe rubro-negra. Com isso, os atacantes se aproveitam dos jogadores que não são tão bons com a bola no pé. Não só com o Léo Pereira, que falhou no último jogo, mas com outros também. Isso vem se arrastando nos últimos anos.”

O resultado do jogo deste sábado pode influenciar na estreia do Flamengo na Libertadores, na terça-feira, contra o Sporting Cristal?

“Não acredito que os jogadores do Flamengo sejam afetados psicologicamente por resultados adversos. O Flamengo já provou que, quando esteve por baixo, conseguiu superar e sair campeão. Isso não é justificativa para influenciar em uma estreia na Copa Libertadores. É passar uma borracha no que aconteceu, ganhando ou não, e seguir em frente em outra competição. O Flamengo é o Flamengo! Independentemente de ganhar o Carioca ou não, creio que não influencia.”

Qual o seu palpite para o segundo jogo da final do Carioca?

“O futebol é cheio de mistérios e magias. Portanto, isso vai resultar na inspiração dos jogadores que disputarem esse segundo jogo. A solidariedade e os objetivos comuns de cada um serão importantes. Por ser uma necessidade forte de o Flamengo inverter o placar, acredito na vitória do Rubro-Negro. Se vai conseguir empatar no agregado, é outra coisa. Mas, se tivesse que apostar, cravaria o Flamengo. Claro, sem querer tirar o mérito do Fluminense.”

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários