O Vasco reagiu no Campeonato Brasileiro e aumentou bastante o nível de competitividade do elenco após a última janela de transferências. Afinal, além do próprio técnico Ramón Díaz e sua comissão, uma dezena de reforços chegou à Colina. Um deles, inclusive, vem sendo fundamental na campanha recente do Cruz-Maltino de olho em fugir do Z4: o argentino Pablo Vegetti, de 34 anos. Em nove partidas disputadas, são sete gols e uma assistência. Ou seja, participa, em média, de um gol a cada 102 minutos pelo clube.
Tal estatística, por sinal, supera em efetividade nomes como Tiquinho Soares, Vitor Roque e Germán Cano, que lideram o ofício de goleador no país em 2023. Aliás, o camisa 99 já se mostrou exímio finalizador, bom de posicionamento e com estrela. Isso porque, defendeu o time pela primeira vez no dia 6 de agosto, na vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, no Rio. Veio do banco, no lugar de Sebastián Ferreira, e balançou a rede para decretar o resultado positivo, com menos de 15 minutos em campo. Na época, os cariocas ganharam um alívio após virem de quatro derrotas consecutivas – Athletico-PR e Cruzeiro, em casa, e Corinthians e Botafogo, fora.
Adaptação e consolidação
Assim, Vegetti mostrou as credenciais no Vasco e, portanto, imediatamente virou titular de Díaz. A chance dada se mostrou acertada nos jogos seguintes da temporada. Tanto é que o centroavante marcou nos empates em 1 a 1 contra o Bragantino, em São Paulo, e Bahia, em Salvador. Ambos de pênalti, inclusive. No intervalo entre as duas partidas, fez parte da jogada que selou o 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no Maracanã. Piton cruzou, o centroavante cabeceou e, no rebote do goleiro Everson, Serginho apareceu para deixar o dele.
Já no clássico com o Fluminense, o “Pirata” foi ainda mais decisivo. Fez um dos gols da vitória por 4 a 2, no Nilton Santos, além de dar a assistência para Gabriel Pec completar o placar. Na sequência, outros dois triunfos: goleada por 5 a 1 em cima do Coritiba, na volta da torcida a São Januário, e 1 a 0 diante do América-MG, em Belo Horizonte. Sobre os paranaenses, o artilheiro balançou a rede duas vezes. Porém, não evitou a derrota por 4 a 1 para o Santos, no último domingo (1), mesmo também marcando fez o dele.
Falou pouco e disse tudo o Pirata!
Vamos, Vasco! 🏴☠️😍💢#AMExVAS 0️⃣-1️⃣#VascoDaGama pic.twitter.com/QPDR29QxsS
— Vasco da Gama (@VascodaGama) September 26, 2023
Por sinal, com seus gols na competição em nove partidas, Vegetti é responsável propriamente por pelo menos oito dos 17 pontos do Vasco desde a sua estreia. Isso sem levar em consideração os lances em que esteve presente na construção das jogadas, mas sem, de fato, marcar ou dar algum passe decisivo. Nos duelos aéreos, ganha cerca de 65% das vezes dos zagueiros, número mais alto que a média dos concorrentes.
Média recente altíssima de gols
Apesar do ótimo rendimento em campo, o camisa 99 chegou ao Rio no último dia da janela de transferências e como grande incógnita, já que poucos o conheciam do futebol argentino. Por lá, Vegetti fez seu nome atuando no Belgrano, equipe da cidade de Córdoba, entre 2020 e 2023, já após os 30 anos. Ao todo, durante sua passagem, balançou a rede 64 vezes em 122 jogos, o que dá boa média de 0,52 gol por confronto. Antes, em 2019, havia ido bem pequeno Instituto e agradou bastante pelo aproveitamento: 15 gols em 23 duelos.
Por outro lado, Vegetti teve seu ápice, até esta fase no Vasco, na Liga Argentina em 2022/2023, meses antes de se transferir para o futebol brasileiro. Ainda pelo Belgrano, terminou a última edição da competição nacional com 13 gols em apenas 10 partidas, sendo 12 deles anotados com somente um toque na bola. Mesmo depois de vir jogar no futebol brasileiro, o “Pirata” acabou sendo artilheiro do torneio, ao lado de Michael Santos, do Talleres, que foi outro alvo do Cruz-Maltino na janela de meio do ano.
Jogos em que Vegetti marcou gol
- 1 a 0 – Grêmio, em casa
- 1 a 1 – Bragantino, fora
- 1 a 1 – Bahia, fora
- 4 a 2 – Fluminense, em casa
- 5 a 1 – Coritiba, em casa (fez dois)
- Derrota por 4 a 1 – Santos, fora
Minutagem de Vegetti nas partidas
- 36′ – Grêmio – 1 gol
- 106′ – Bragantino – 1 gol
- 84′ – Atlético-MG – 1 participação em gol
- 103′ – Palmeiras
- 102′ – Bahia – 1 gol
- 99′ – Fluminense – 1 gol e 1 assistência
- 73′ – Coritiba – 2 gols
- 106′ – América-MG
- 109′ – Santos – 1 gol
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários