Os jogadores do Vasco aderiram à campanha recente e posaram para foto, na manhã desta sexta-feira, carregando uma faixa com os dizeres “Liberem São Januário”, em alusão à volta da torcida ao estádio. O próprio clube divulgou a imagem de todo o elenco em um dos campos do CT Moacyr Barbosa, na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio. Por sinal, essa também foi a mesma frase difundida por dirigentes e representantes políticos, no manifesto da última quinta-feira (31).

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) manteve a interdição da Colina para jogos com público na quarta (30), mas a sentença revoltou o Vasco. A diretoria também lançou um protesto repudiando a postura adotada pelo Ministério Público, que, até aqui, se recusa a aceitar um acordo com base em um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) proposto pelo Cruz-Maltino. Dessa forma, o clube recorreu da decisão do TJ/RJ no Superior Tribunal de Justiça (STJ), na capital Brasília.

Jogadores do Vasco se juntam à campanha parar liberar São Januário – Foto: Roberto Rosendo/Vasco

No momento, São Januário completa 71 dias sem receber a presença de público. A última vez foi na derrota do Vasco por 1 a 0 para o Goiás, em 22 de junho, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após o apito final, torcedores e policiais entraram em confronto, provocando atos de violência dentro e fora das acomodações do estádio. O episódio levou a interdição imediata da Justiça, que segue por tempo indeterminado.

IMPORTÂNCIA DE SÃO JANUÁRIO AO VASCO

A luta pela liberação e volta da torcida tem explicação. Afinal, a casa cruz-maltina sempre foi palco fundamental, por exemplo, em grandes campanhas e no acesso à Série A em 2022. E o Maracanã não está disponível, por conta da qualidade do gramado. A equipe reagiu no Brasileirão, com duas vitórias nos últimos quatro jogos, e quer estar perto do torcedor.

Há a possibilidade de viajar para utilizar estádios como o Kléber Andrade, em Cariacica, ou o Mané Garrincha, em Brasília. Mas a SAF reluta em ter que fazer a delegação viajar para mandar suas partidas, colocando São Januário como prioridade absoluta.

Domingo, o duelo é contra o Bahia, na Arena Fonte Nova. Hoje, o Vasco está cinco pontos atrás do rival, que é o primeiro fora do Z4. Na rodada seguinte, depois da paralisação para a Data-Fifa, tem o clássico contra o Fluminense, dia 16, que deve ser disputado no Estádio Nilton Santos.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários