Faltam menos de três meses para a Copa do Mundo. Mas ainda é possível ver caras novas na Seleção Brasileira que seguirá rumo ao Qatar. Quem garante é o técnico Tite, que primeiramente escolherá uma lista de 55 nomes a um mês do começo do torneio. Assim, em novembro ele apresentará a convocação definitiva com 26 jogadores. E um dos atletas que pode aparecer é o meia Gustavo Scarpa, do Palmeiras.

“Cinquenta e cinco jogadores. É um grupo de atletas que a gente está monitorando, inclusive orientando todos em suas melhores condições. Tendo contato direto com eles”, afirmou o treinador, em entrevista à ‘Gazeta Esportiva’.

Tite durante jogo entre Brasil e Uruguai, na Arena da Amazônia, pelas Eliminatórias Sul-Americanas – Buda Mendes/Getty Images

O comandante disse estar atento a tudo o que ocorre no futebol brasileiro. Afinal, sua avaliação é de fundamental importância na busca pela equipe ideal que buscará o Hexa no fim do ano.

“Para vocês entenderem: tem cinco auxiliares (na comissão técnica) e, desses cinco, tem mais ou menos 10 atletas cada que eles mantêm contato direto. Fora os preparadores físicos das equipes, os fisiologistas das equipes, os médicos das equipes. Nós temos toda uma condição de acompanhamento para que eles estejam nas melhores condições. Para depois, sim, fazer a escolha dos 26. Vamos agradar uns, desagradar outros, mas respeitar sempre os atletas que estão nessa busca para serem convocados”, continuou.

Tite e a opção Scarpa

Tite citou algumas opções, entre elas Gustavo Scarpa. Assim, são boas as chances de o meia palmeirense ser convocado para os amistosos de setembro contra Gana e Tunísia, na Europa, que antecedem a estreia na Copa do Mundo diante da Sérvia, em 24 de novembro.

“Papo reto. Como a molecada fala, geração Z. Direto. Tem espaço para o zagueiro da Juventus, o Bremer (ex-Atlético-MG). Estamos acompanhando. Nós estamos acompanhando, entre tantos outros que já foram convocados. Tem o (lateral direito) Gilberto, do Benfica. O David Neres, que está voltando para o seu melhor momento. Por que tu tá falando isso? O Scarpa está jogando muito. Eu, enquanto técnico, tenho que reconhecer os grandes trabalhos. Depois, escolha faz parte, mas acompanhar os atletas que estão jogando em alto nível é nossa função. Por isso que gosto, em termos de transparência, de também falar”, pontuou, sem se esquecer de um nome do Atlético pouco falado até então:

“(Ademir) É um jogador que já estava monitorando desde o ano passado. Gosto muito das características dele. Toda situação dele no América-MG, a gente estava monitorando. Aí, ele foi vendido para o Atlético-MG e segue jogando em alto nível, para você ter um exemplo”.

O analista de desempenho da Seleção, Bruno Baquete, aproveitou para detalhar as fases que compõem o processo de observação dos atletas.

“Acompanhamos esses atletas. Temos um calendário de observação. Então acompanhamos esses 55 atletas todo final de semana, todos os jogos durante a semana. Toda segunda-feira, sentamos aqui e discutimos a performance de cada um. Todo o detalhe da performance de cada um”, explicou.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

 

Comentários