Um dia após a vitória do Botafogo sobre o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, a CBF divulgou a comunicação entre a árbitra de campo e o VAR. No conteúdo, as explicações de Edina Alves Batista a Daiane Muniz para a escolha por não expulsar Thiago Maia. O volante rubro-negro recebeu cartão amarelo depois de desferir um chute em Di Placido. O lance causou revolta pelo lado alvinegro.

Enquanto uma das assistentes se posiciona favorável ao cartão amarelo, a árbitra de vídeo fala em “força excessiva” e que “o jogador erra totalmente a bola”. Mas, apesar do VAR defender a expulsão em razão da intensidade da pancada, Edina Alves, no campo, insiste em manter a advertência.

A árbitra Edina Alves, ainda no clássico, expulsou o técnico Luís Castro, do Botafogo, por reclamação – Buda Mendes/Getty Images

Veja a conversa

Leila Naiara Moreira da Cruz (assistente 2): A bola estava em jogo. É falta, tá bom? É para cartão amarelo, tá bom?

Daiane Caroline Muniz dos Santos (VAR): Temos força nesse contato, tá? O jogador de vermelho não joga a bola. E, usando força excessiva, ele atinge a canela do adversário, ok? (…) Esse jogador, ele erra totalmente a bola e atinge, com força alta, a canela do adversário.

Edina Alves Batista: Ele vem para chutar a bola, e os dois se chocam. (…) Ele erra o chute, entendeu? Ele vai na bola, Daiane, está vendo? Eu vou continuar com o amarelo.

Thiago Maia deu um chute forte em Di Placido após o alvinegro ter vencido disputa da bola. No lance, o rubro-negro tentou afastar e chegou atrasado. Embora o VAR tenha recomendado o cartão vermelho, a decisão de campo foi pelo amarelo. Edina Alves considerou a intenção e a bola em jogo.

Curiosamente, quem mais se prejudicou no lance foi o jogador do Flamengo, que deixou o Maracanã de muletas e suspeita de fratura na perna esquerda. Ainda no domingo, o volante passou por exames que descartaram o pior. Entretanto, ele iniciou tratamento e deve ficar fora da partida de quinta-feira contra o Racing, fora de casa, pela Libertadores.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários