Botafogo

Em busca do tri, Botafogo celebra 55 anos do primeiro título brasileiro

Em meio à expectativa pelo possível tricampeonato, o Botafogo celebra nesta quarta-feira (4), cinquenta e cinco anos do seu primeiro título brasileiro. Em 1968, com um dos maiores elencos de sua história, o Glorioso goleou o Fortaleza por 4 a 0, no Maracanã, e ergueu o troféu da Taça Brasil, a décima e última edição do torneio. Décadas depois, a CBF unificou a competição e o Torneio Gomes Pedrosa como títulos nacionais.

Na época, o campeonato foi dividido em duas fases, com os atuais campeões e vices dos estaduais do Rio de Janeiro e São Paulo (Botafogo e Santos) já garantidos na fase final. Os atuais campeões e vice: Palmeiras e Náutico também só entraram nas fases seguintes. Por outro lado, as demais equipes disputavam a primeira fase, que foi dividida em três zonas diferentes (Norte, Centro e Sul).

“Hoje é aniversário da nossa Taça Brasil de 68, conquistada por um dos maiores times da história do Botafogo e do futebol. O estrelado elenco alvinegro marcou época, também alcançou o bicampeonato estadual e entrou para a galeria dos imortais. Obrigado, craques! Nosso eterno reconhecimento e admiração aos que engrandeceram a história do Clube Mais Tradicional”, publicou o clube carioca.

Campanha Gloriosa

Ao longo da campanha, o Botafogo teve que enfrentar o atraso no calendário e só estreou em dezembro, diante do Metropol, de Santa Catarina. No Maracanã, a equipe comandada por Mário Jorge Lobo Zagallo goleou o adversário por 6 a 1, porém perdeu por 1 a 0, fora de casa. Na sequência, o jogo de desempate teve um longo imbróglio entre a equipe catarinense e a Confederação Brasileira de Desportos. Esse impasse fez com que o time carioca vencesse por WO e garantisse a classificação.

Nas semifinais, o Alvinegro teria pela frente o campeão de dois anos antes (1966), o Cruzeiro. Em Minas Gerais, coube a Ferretti estufar a rede e garantir a vitória do time de General Severiano. Na partida de volta, o empate por 1 a 1 no Maracanã sacramentou a presença do Botafogo na final. O esquadrão contava com Gérson, Paulo César Caju, Jairzinho, entre outros grandes nomes do futebol brasileiro.

Diante do Fortaleza, no Presidente Vargas, Erandir e Joãozinho marcaram para os donos da casa na decisão. Os visitantes, entretanto, deixaram tudo igual com dois tentos de Ferretti e uma boa vantagem. No Rio de Janeiro, um show do Botafogo, que carimbou o título com uma goleada por 4 a 0. Roberto Miranda, Ferretti e Afonsinho foram os responsáveis por construir o triunfo.

Botafogo conquistou o seu primeiro título brasileiro em 1968, ao derrotar o Fortaleza – Arquivo Pessoal

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Andre Casado

Posts Recentes

Claudinho, sonho do Flamengo, é titular na goleada do Zenit

Em jogo pela segunda rodada do Campeonato Russo, neste sábado (27/7), o Zenit visitou o…

27 de julho de 2024

Grêmio x Vasco: onde assistir, escalações e arbitragem

Grêmio e Vasco se enfrentam na noite deste domingo (28), às 19h, na Arena Condá,…

27 de julho de 2024

Atlético x Corinthians: onde assistir, escalações e arbitragem

Atlético e Corinthians se enfrentam neste domingo (28), às 19 horas (de Brasília),  na Arena…

27 de julho de 2024

Atlético de Madrid confirma acerto com Le Normand

O Atlético de Madrid confirmou neste sábado, 27/7, que chegou a um acordo com a…

27 de julho de 2024

Flamengo x Atlético-GO: onde assistir, escalações e arbitragem

Flamengo e Atlético-GO se enfrentam na tarde deste domingo (28), às 16 horas, no Maracanã,…

27 de julho de 2024

Brasil x Japão: onde assistir, escalações e arbitragem

A Seleção Brasileira enfrenta o Japão neste domingo (28), pela segunda rodada do Grupo C…

27 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!