-

O primeiro clássico carioca do Brasileirão-2023 terminou com uma vitória de arrepiar do Botafogo sobre o Flamengo e, de quebra, liderança alvinegra na classificação. Afinal, o Glorioso venceu por 3 a 2 na tarde deste domingo (30), no Maracanã, e manteve 100% de aproveitamento na competição. Tiquinho Soares (duas vezes) e Danilo Barbosa marcaram para os alvinegros, com Léo Pereira descontando, também com dois gols.

Com o resultado, o time comandado por Luís Castro (o técnico foi expulso no segundo tempo, assim como o lateral Rafael), chegou a nove pontos em três rodadas, ultrapassando Fortaleza e Palmeiras, ambos com sete. Por outro lado, a equipe de Jorge Sampaoli aparece na segunda metade da tabela, com três pontos.

Tiquinho abre o placar de pênalti, no Maracanã. No fim, deu Fogão: 3 a 2 – Vitor Silva/Botafogo

Primeiro tempo

O Flamengo subiu a marcação, buscando conectar suas jogadas ofensivas nos primeiros 20 minutos. Nesse período, Vidal acertou uma bola na trave após boa trama de Wesley e Gabi pela direita. O Botafogo, aliás, se fechou bem, entendendo que o adversário não teria condições de manter o ritmo incessante. Passou, portanto, a ter volume e tomou conta das ações, acionando o ataque rapidamente. Em uma dessas chegadas, Victor Sá foi para cima da marcação de Wesley, caiu na área, e a árbitra apontou o pênalti. Tiquinho Soares, com categoria, abriu o placar.

Além disso, o Botafogo quase ampliou após roubar uma bola com Santos completamente distante do gol. Mas Tiquinho mandou para fora na conclusão por cobertura. O segundo gol estava maduro. Tanto que, aos 49, em escanteiro cobrado na área, Danilo Barbosa subiu livre e cabeceou com estilo. O goleiro Lucas Perri também colaborou com boas defesas.

Segundo tempo

O clássico seguiu eletrizante na volta do intervalo. Logo aos dois minutos, Gabi parou em Perri após excelente passe de Everton Ribeiro. Pouco depois, Rafael acertou a sola em Cebolinha e foi expulso. Com um a mais, o Flamengo ganhou motivação e descontou com Léo Pereira, aos 12, completando cruzamento de outro zagueiro, Fabrício Bruno.

Mas o Glorioso voltou a colocar dois de frente, aos 25, quando Tchê Tchê, em linda jogada, rolou para Tiquinho arrematar de primeira e fazer o seu segundo gol na partida: 3 a 1. A emoção ainda estava longe de acabar. Isso porque Léo Pereira voltou a balançar a rede após escanteio, colocando fogo no clássico, aos 40, cabeceando no cantinho de Perri.

O jogo foi até até os 56 minutos, tempo em que o Rubro-Negro pressionou incansavelmente. Matheus França, David Luiz e Marinho tiveram boas chances, mas não conseguiram mudar o resultado. O Botafogo foi guerreiro e segurou a vantagem que o coloca no topo no Brasileirão.

FLAMENGO 2X3 BOTAFOGO

3ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data:
30/4/2023
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público: 53.138 (48.859 pagantes)
Renda: R$ 2.880.695,00
FLAMENGO: Santos; Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Wesley (Marinho, 14′ do 2ºT), Thiago Maia (Victor Hugo, 35′ do 2ºT), Vidal (Matheus França, 35′ do 2ºT) e Ayrton Lucas (Everton Ribeiro, intervalo); Everton Cebolinha (Bruno Henrique, 27′ do 2ºT), Gabi e Pedro. Técnico: Jorge Sampaoli
BOTAFOGO: Lucas Perri; Rafael, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê (Philipe Sampaio, 50′ do 2ºT), Danilo Barbosa e Eduardo (Marlon Freitas, 22′ do 2ºT); Júnior Santos (Di Placido, 11′ do 2ºT), Victor Sá (Luís Henrique, 21′ do 2ºT) e Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro
Gols: Tiquinho Soares, aos 29′ do 1ºT (0-1); Danilo Barbosa, aos 49′ do 1ºT (0-2); Léo Pereira, aos 12′ do 2ºT (1-2); Tiquinho Soares, aos 25′ do 2ºT (1-3); Léo Pereira, aos 40′ do 2ºT (2-3).
Árbitro: Edina Alves Batista (Fifa/SP)
Auxiliares: Neuza Inês Back (Fifa/SP) e Leila Naiara Moreira da Cruz (Fifa/DF)
VAR: Daiane Muniz (Fifa/SP)
Cartões Amarelos: Vidal, Gabi e David Luiz (FLA); Tiquinho Soares e Victor Cuesta (BOT)

Cartão vermelho: Rafael, aos 4′ do 2ºT (BOT), Luís Castro/técnico*, aos 11′ do 2ºT (BOT)
* Luís Castro foi expulso por reclamação acintosa contra a árbitra.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários