O surfista brasileiro Pedro Scooby utilizou seu perfil no Instagram para fazer uma denúncia pública contra o juiz de surfe Ben Lowe. O atleta brasileiro recebeu uma foto do árbitro, que figura no quadro de juízes das Olimpíadas de Paris, ao lado de Ethan Ewing – possível adversário de Gabriel Medina em uma eventual semifinal.

Ao expor a relação do árbitro e do competidor fora do cenários das competições, Scooby questionou a escalação de Lowe no possível confronto entre os surfistas. O atleta, que tem participado das transmissões da CazéTV nas Olimpíadas, também recordou algumas polêmicas recentes envolvendo as notas de Gabriel Medina e o desempenho do juiz nos Jogos de Tóquio.

Foto: Divulgação/Instagram
Pedro Scooby denúncia árbitro em eventual semifinal de Gabriel Medina – Foto: Divulgação/Instagram

Denúncia de Pedro Scooby

O desabafo de Pedro Scooby teve um tom de cobrança à organização do torneio mundial. Segundo ele, o Comitê Olímpico já havia ignorado uma denúncia contra Ben Lowe nos Jogos de Tóquio, em 2020, por notas questionáveis ao surfista brasileiro. À época, o próprio Gabriel Medina se manifestou oficialmente sobre as avaliações das baterias.

“Vamos lá! Em Tóquio, teve um árbitro que deu as notas mais altas para os adversários de Medina e notas mais baixas para ele nas baterias. Teve uma reclamação formal para o Comitê Olímpico, mas os caras não fizeram nada. E esse cara está aqui de novo. Ai eu estava aqui em casa e recebo uma foto dele abraçado com Ethan, que é o cara que se passar pode enfrentar o Medina na semifinal. Se o Medina também passar”, e continuou:

“Vamos fazer uma comparação? Imagina um jogo de futebol entre Fla x Flu e ai, um dia antes, o juiz encontra o Gabigol. Está de sacanagem, irmão? Isso é uma entidade séria, estamos falando de Olimpíadas e não poderia acontecer. Os dois (Ethan e Ben) são australianos. Nessa reclamação, também mostraram as estatísticas das baterias e como ele prejudicou o Gabriel”, desabafou.

Veja vídeo abaixo

Encontro de Ben Lowe e Ethan Ewing

Foto: Divulgação
Árbitro escalado para semifinal do Surfe em Paris se encontra com atleta australiano às vésperas da prova – Foto: Divulgação

Protesto de Medina

Gabriel Medina e Ethan Ewing protagonizaram um confronto polêmico na WSL (Liga Mundial de Surfe) em 2023. Eliminado pelo australiano nas quartas de final, o brasileiro cobrou mais clareza e constância na definição de notas do esporte. O surfista, à época, criticou a postura dos juízes e afirmou que tais posturas impedem o crescimento da modalidade.

“Está claro que a avaliação dos juízes está agora recompensando um surfe muito simples, transições incompletas e PROGRESSÃO e VARIEDADE está sendo completamente retirada da equação. Isso é muito frustrante e ameaça o crescimento do esporte. Fãs e patrocinadores não aceitarão que isso continue e, em um futuro próximo, acabarão se afastando, uma vez que esperam um julgamento igual e justo para o esporte”, dizia um trecho da publicação.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários