Vasco

Em jogo com VAR descalibrado, Inter vence, segue líder e aumenta o desespero do Vasco

Vasco e Internacional entraram em campo com um único pensamento: a vitória. Enquanto os cariocas precisavam dos três pontos para sair da zona de rebaixamento, os gaúchos queriam manter a liderança do Campeonato Brasileiro sem depender do resultado do jogo do Flamengo. E conseguiram. Com um gol de Rodrigo Dourado em lance polêmico no primeiro tempo, e outro de Thiago Galhardo já nos acréscimos, o Colorado venceu por 2 a 0 na tarde deste domingo, em São Januário, e se manteve na ponta, agora com 69 pontos, um a mais do que o Rubro-Negro (segundo colocado), que também venceu nesta 36ª rodada. O Cruz-Maltino segue estacionado nos 37 pontos, abrindo o Z4 da competição. O Bahia, primeiro fora, soma 38.

Vascaínos e colorados fizeram um jogo muito equilibrado e recheado de polêmicas em São Januário – Ricardo Duarte/SC Internacional

O primeiro tempo teve o Internacional trocando passes de qualidade, dominando completamente o meio-campo e avançando suas linhas para tirar o espaço dos vascaínos na saída de bola. No 4-1-4-1 de sempre com Maurício pela direita, e Caio Vidal pela esquerda, Abel optou por um jogador que não centralizaria tanto o jogo para ocupar a posição de Patrick. Os gaúchos ocuparam o campo do Vasco e marcaram alto para roubar a bola e buscar a finalização – foram três conclusões em três jogadas de perigo com menos de dez minutos. Primeiro com Caio, que cabeceou fraco para defesa de Fernando Miguel. No lance seguinte, após recuperação de bola colorada, Yuri Alberto finalizou na área e o goleiro vascaíno salvou. No terceiro arremate, porém, não teve jeito. Aos nove minutos, Moisés levantou na marca do pênalti, e Rodrigo Dourado subiu mais que a zaga para abrir o placar, sem chances para Miguel. O árbitro aguardou a análise do VAR para validar o gol colorado, já que havia suspeita de impedimento – o gol foi confirmado apenas quatro minutos depois, aos 13.  A equipe que comanda o VAR percebeu um problema com o programa que traça as linhas na imagem, e o árbitro decidiu sem o monitor.

O Cruz-Maltino mostrava nervosismo acima do normal e tinha muita dificuldade de colocar a bola no chão e trocar passes. Quando o Colorado perdia a bola, a recomposição defensiva era rápida e logo recuperava a posse. Até a parada técnica aos 25, o Inter foi soberano: sete finalizações contra apenas uma dos donos da casa. Sob forte calor em São Januário, o time gaúcho diminuiu a intensidade de suas linhas de marcação, mas não deixava o Vasco chegar ao ataque. Aos poucos, o time de Vanderlei Luxemburgo se soltou um pouco mais, forçando o jogo ofensivo pela esquerda, com Talles e Henrique. Léo Gil e Benítez colaram pra tentar criar as chances vascaínas, mas o Inter se fechou bem. Na saída do gramado, Rodrigo Dourado, autor do gol, falou ao canal Premiere que o árbitro revelou que o VAR estava com problemas para fazer a checagem do lance do gol. Comissão, jogadores e diretoria do Vasco reclamaram muito da arbitragem antes do início do segundo tempo.

Na  volta do intervalo, o Internacional passou a esperar o Vasco no campo de defesa. Os donos da casa trocavam passes e rondavam a área adversária buscando furar o bloqueio, mas não achavam espaço. O time tinha dificuldades de desenvolver o jogo no terço final do campo. Abel Braga fez algumas substituições para dar fôlego aos gaúchos. Thiago Galhardo e Nonato entraram. Com Galhardo, Yuri Alberto passou a atuar aberto pela esquerda como arma de velocidade para puxar contra-ataque, algo que o Colorado ainda não havia conseguido. Pikachu e Neto Borges entraram no Cruz-Maltino, e o time seguiu no campo de ataque. Aos 31 minutos, Benítez deu belo passe para Cano, que ajeitou na área e se enrolou na hora do chute. O árbitro viu falta de Cuesta. Depois de muita confusão durante a checagem do VAR, a decisão foi mantida. Na cobrança, Cano bateu para fora – o primeiro desperdiçado por ele em três na temporada. Desesperado, o Vasco manteve a pressão, e o argentino – numa finalização de primeira -, acertou a trave aos 47, mas o impedimento já havia sido apontado. O Inter sofreu e correu mais riscos do que precisava por ter recuado as linhas para esperar o Cruz-Maltino. Bastou subir a marcação que roubou a bola no campo de ataque e matou o jogo com Thiago Galhardo, aos 50. Peglow e Edenílson trocaram passes na área, o volante tocou atrás com Galhardo, que chutou colocado no canto direito de Fernando Miguel, que só olhou. No lance anterior, o goleiro já havia feito duas boas defesas. No fim: 2 a 0 Inter e liderança mantida.

VASCO 0x2 INTERNACIONAL – 36ª rodada do Brasileirão

Data/Hora: Domingo, 14/2/2021 – 16h
Local:  São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

VASCO: Fernando Miguel; Léo Matos (Yago Pikachu, aos 43′ do 2ºT), Ricardo Graça, Leandro Castan e Henrique (Neto Borges, aos 30′ do 2ºT); Bruno Gomes (Juninho, aos 18′ do 2ºT), Léo Gil, Carlinhos e Benítez; Talles Magno e Germán Cano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Rodinei, Lucas Ribeiro, Víctor Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado (Johnny, aos 44′ do 2ºT), Edenilson, Praxedes (Nonato, aos 25′ do 2ºT), Maurício (Rodrigo Lindoso, intervalo) e Caio Vidal (Thiago Galhardo, aos 26′ do 2ºT); Yuri Alberto (Peglow, aos 43′ do 2ºT). Técnico: Abel Braga.

GOLS: Rodrigo Dourado, aos 9′ do 1ºT (0-1); Thiago Galhardo, aos 50′ do 2ºT (0-2).

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Alex Ang Riveiro (SP)
VAR: Jose Claudio Rocha Filho (SP)

Cartões amarelos: Bruno Gomes (VAS); Maurício, Rodinei, Víctor Cuesta, Moisés e Marcelo Lomba (INT)

Cartão vermelho: –

 

 

Felipe David

Posts Recentes

Eduardo, do Botafogo, não deve mais jogar em 2024

O Botafogo tem uma baixa importante para 2024. Nesta terça-feira (23), o clube aumentou o…

23 de julho de 2024

Barboza titular, defesa invicta. Zagueiro cai nas graças dos alvinegros

Atlético Mineiro, Vitória, Palmeiras e Internacional. O que estas quatro agremiações têm em comum? Pouquíssimo.…

23 de julho de 2024

Rony opina sobre rivalidade entre Palmeiras e Botafogo: ‘Estão criando’

Atacante do Palmeiras, Rony participou do programa “Boleiragem”, do SporTV, nesta segunda-feira. O jogador deu…

23 de julho de 2024

Guardiola rasga elogios a Savinho, mas revela insatisfação com janela do City

Tetracampeão inglês pelo Manchester City e com vasto prestígio mundial, Pep Guardiola se mostrou impressionado…

23 de julho de 2024

São Paulo negocia a contratação de Mauricio Lemos, do Atlético

O São Paulo está muito próximo de confirmar a contratação do defensor Mauricio Lemos, do…

22 de julho de 2024

PSG vai investir em dupla portuguesa para reforçar meio-campo

Campeão francês na última temporada, o PSG quer elevar seu nível competitivo para, enfim, conquistar…

22 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!