A grande curiosidade da partida realizada neste sábado em que a  Holanda venceu a Letônia por  2 a 0, em Amsterdã, pelas Eliminatórias Europeias, é que o evento recebeu público. Cinco mil holandeses esgotaram os ingressos em 80 minutos. Apenas vacinados contra a Covid-19 puderam comprar os bilhetes. Eles acompanharam a partida aglomerados, num teste comandado pelos responsáveis pelos órgãos sanitários do país. Eles serviram de “cobaias” para se saber se poderá ocorrer eventos com a presença de torcida no país.

Em campo, a Holanda teve muitas chances no duelo deste sábado contra a fraca Letônia, pelo Grupo G das Eliminatórias para a Copa-2022.  Confirmou o favoritismo, mas não convenceu: 2 a 0, gols de  Berghuis  (atacante de Feyenoord) e De Jong (meia do Barcelona), um em cada tempo.

Como perdeu na estreia (Turquia 4 a 2), os holandeses fizeram seus três primeiros pontos.  A Letônia é lanterna ao lado de Gibraltar, sem ponto.

Depay luta pela bola com Fyodorovs.; Ao fundo, parte do público que acompanhou o duelo na Amsterdã Arena – Maurice Stein

O jogo, no primeiro tempo, foi um ataque contra defesa, com a Letônia, muito atrás e menos de 20% de posse de bola. Mas a Holanda não estava eficaz. Curiosamente, foi num contra-ataque que saiu o gol holandês. Numa das duas raras investidas ofensivas dos letões, De Jong roubou a  bola que parou nos pés de Berghuis, pela direita. Ele  cortou a marcação e fez um belo gol, chutando de esquerda no ângulo.

Na etapa final, após perder dois gols feitos, a Holanda ampliou quando De Jong escorou escanteio pela direita, aos 24. A partir daí, a Holanda parou e deu chances para a Letônia quase diminuir o placar, o que seria histórico: o time em quatro jogos,  perdeu todos e jamais vazou as redes holandesas.

Nos demais jogos, a Turquia, sensação deste início de Eliminatórias, fez 3 a 0 fora de casa na Noruega e Montenegro venceu por 4 a 1 Gibraltar.

 

Classificação

1º Turquia e Montenegro, 6 pontos
3º Holanda e Noruega, 3
5º Letônia e Gilbraltar, zero

Regulamento

Quem terminar em 1º no grupo se qualifica para o Mundial. O segundo colocado vai para os mata-matas da repescagem juntamente com outros segundos lugares dos demais nove grupos e duas seleções ranqueadas pela Liga das Nações da Europa. As 12 seleções jogam seis mata-matas e as vencedoras vão para uma segunda repescagem, em mata-mata. Os três vencedores se qualificam para  Qatar-2022.

Comentários