No último domingo (17), o técnico Jorge Jesus completou seis meses no comando do Benfica. Neste período, ele acumula três eliminações e questionamentos da torcida do clube mais popular de Portugal. A sua primeira queda veio logo em setembro, antes mesmo da retomada do Campeonato Português. Na Grécia, perdeu para o PAOK, treinado por Abel Ferreira, hoje no Palmeiras, por 2 a 1 e caiu na primeira fase da Champions League.

Com o resultado, o Benfica foi obrigado a jogar a Liga Europa. Pelo Grupo D, invencibilidade, com três vitórias e três empates, mas o segundo lugar, atrás do Rangers. No primeiro mata-mata, o Mister irá encarar o Arsenal, com o primeiro jogo em Lisboa, no próximo dia 18.

Quedas em Portugal

Além da eliminação na Champions, torneio que o rival Porto ainda está vivo, o Benfica também sofreu quedas em torneios nacionais. Em dezembro, as Águias perderam para o próprio Porto e ficaram com o vice da Supercopa de Portugal, fazendo os Dragões ampliarem a vantagem no número de títulos desta taça: 22 a 8.

Na última quarta-feira, o Benfica perdeu para o Braga por 2 a 1 e caiu na semifinal da Taça da Liga Portuguesa, a segunda Copa mais importante do país. Se serve de consolo, o Porto também perdeu e a final será entre Braga e Sporting. Ainda sobre este confronto, Jorge Jesus destacou que o surto de Covid-19, que tirou 19 jogadores de combate, pesou muito para a eliminação.

“Numa semana tivemos 26 casos, jogadores, staff… Tive de treinar com uns em uma hora, outros em outra, não pudemos nos encontrar uns com os outros. Não houve ambiente. Isto é como se houvesse um problema na família e esta tivesse de estar separada. A nossa família é o Benfica. Mas o Benfica, com a equipe que jogou, podia ter vencido”, disse.

Terceiro no Português

No Campeonato Português, único de pontos corridos, o Benfica está em terceiro, com 32 pontos, quatro atrás do líder Sporting Lisboa. Em casa, perdeu para o Braga. Fora, mesmo com um a mais por 20 minutos não conseguiu derrotar o Porto e ficou no 1 a 1. No próximo dia 31, em partida válida pela 16ª rodada, a penúltima do turno, haverá o clássico com o Sporting. Até aqui, são dez vitórias, dois empates e duas derrotas.

Por conta desses maus resultados, parte da torcida colocou a hashtag #foraJJ como um dos assuntos mais comentados no Twitter na última quinta-feira (20). Muitos flamenguistas ajudaram a endossar os pedidos.

(Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

 

Comentários