Futebol Internacional

Em um dos melhores jogos da Eurocopa, Itália elimina a Bélgica e vai às semifinais

Se não o melhor, em um dos melhores jogos desta edição de Eurocopa, a Itália venceu a Bélgica por 2 a 1 na tarde desta sexta-feira (2), na Allianz Arena, em Munique. Com o melhor primeiro tempo disputado na competição, os gols de Barella e Insigne garantiram o triunfo italiano, que ainda contou com o gol marcado por Lukaku, em cobrança de pênalti já nos acréscimos. O segundo tempo não foi tão movimentado como o primeiro, mas a Itália conseguiu dominar a posse de bola e segurar a vantagem de apenas um gol para garantir os 100% de aproveitamento na Eurocopa, e de quebra, a classificação para a semifinal.

Zagueiro Chiellini (E) disputa a bola com o atacante Lukaku (D) –  Christof Stache / POOL / AFP

Com a vitória sobre a líder do ranking de seleções da Fifa, a próxima adversária da Itália, desta vez na semifinal da Euro, será a Espanha, que venceu a Suíça nos pênaltis depois do empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, também na tarde desta sexta-feira (2). A primeira semifinal será disputada na próxima terça-feira (6), às 16h, em Wembley.

Primeiro tempo

A Itália começou o jogo pressionando a saída de bola dos belgas até que surtiu efeito aos 13 minutos. Em cobrança de falta de Insigne, a Itália abriu o placar com o zagueiro Bonucci, mas o VAR entrou em ação e anulou a primeira bola na rede. Na primeira grande chance da Bélgica, De Bruyne puxou contra-ataque e finalizou de canhota para uma bela defesa de Donnarumma aos 21 minutos. Apenas quatro minutos depois, em outro contra-ataque fulminante, foi a vez de Lukaku obrigar o goleiro Donnarumma a realizar a segunda grande defesa no jogo.

A resposta da Itália foi rápida e Insigne assustou o gol de Courtois em dois lances em sequência. Aos 30, a o zagueiro Vertonghen, da Bélgica, errou na saída de bola e Barella recebeu passe de Verrati, driblou dois marcadores e abriu o placar com belo gol do volante. Mesmo com a vantagem no placar, a Azzurra não tirou o pé do acelerador e Insigne fez um golaço aos 43 minutos. Quando o roteiro estava perfeito para a Itália no primeiro tempo, Di Lorenzo fez pênalti em Doku no lance seguinte ao gol do camisa 10 italiano, e Lukaku diminuiu para a Bélgica, levando o placar de 2 a 1 para o intervalo.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, a Itália tentou manter a pressão ofensiva e conseguiu segurar a bola no campo de ataque nos minutos iniciais. Na grande chance belga, aos 15 minutos, depois de um grande contra-ataque, De Bruyne deixou Lukaku na cara do gol. O atacante finalizou fraco e Spinazzola conseguiu salvar quase em cima da linha. Cinco minutos depois, o mesmo Spinazzola teve a oportunidade de anotar o terceiro da Itália depois de um lindo passe de Insigne, mas a bola tirou tinta da trave de Courtois. Com alterações na equipe, a Bélgica criou uma grande jogada e Lukaku, com o gol vazio, não conseguiu alcançar a bola para finalizar. Nos minutos finais, o ritmo envolvente de jogo diminuiu e a Itália buscou manter o resultado e garantir a classificação para a semifinal da Eurocopa.

BÉLGICA 1 x 2 ITÁLIA

Quartas de final da Eurocopa
Local: Allianz Arena, em Munique (ALE)

Bélgica: Courtois, Alderweireld, Vermaelen, Vertonghen, Meunier (Chadli, aos 24′ do 2ºT) (Praet, aos 27′ do 2ºT); Tielemans (Mertens, aos 24′ do 2ºT), Witsel, Thorgan Hazard, Doku; De Bruyne, Lukaku. Técnico: Roberto Martínez.
Itália: Donnarumma; Di Lorenzo, Bonucci, Chiellini, Spinazzola (Emerson, aos 33′ do 2ºT); Jorginho, Barella, Verratti (Cristante, aos 28′ do 2ºT); Chiesa (Rafael Tolói, aos 45′ do 2ºT), Immobile (Belotti, aos 28′ do 2ºT), Insigne (Berardi, aos 33′ do 2ºT). Técnico: Roberto Mancini.

Gols: Barella, aos 30′ do 1ºT (0-1). Insigne, aos 43′ do 1ºT (0-2). Lukaku, aos 46′ do 1ºT (1-2).

Árbitro: Slavko Vincic (SLO).
Auxiliares: Tomaz Klancnik (SLO) e Andraz Kovacic (SLO).

Cartões amarelos: Tielemans (BEL) e Verrati (ITA).

Siga o Jogada10 nas redes sociais, TwitterInstagram e Facebook.

Vitor

Posts Recentes

Ramón Díaz vai definir time do Corinthians contra o Grêmio sem treinar em campo

O Corinthians terá uma maratona de jogos pela frente e, assim, o técnico Ramón Díaz…

30 de julho de 2024

Jogos Olímpicos: EUA gasta milhões em tradição no basquete; entenda

As equipes masculina e feminina e basquete dos Estados Unidos desfrutam de um ambiente diferente…

30 de julho de 2024

Flamengo vence, se aproxima dos líderes e complica o São Paulo no Brasileiro Sub-20

Em clássico nacional pelo Brasileiro Sub-20, o Flamengo se deu melhor e venceu o São…

30 de julho de 2024

Champions: Terceira pré-eliminatória será definida nesta quarta-feira

A bola volta a rolar em jogos decisivos na fase preliminar da Champions 2024/25. Nesta…

30 de julho de 2024

CRB x Atlético: onde assistir, escalações e arbitragem

Após intervalo de dois meses, a Copa do Brasil está de volta para a disputa…

30 de julho de 2024

Atlético x Palmeiras: Hulk, Paulinho e Sérgio Coelho serão julgados por incidentes

O Atlético corre risco de perder seus principais jogadores, Hulk e Paulinho, além do presidente…

30 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!