Boca Juniors e River Plate, rivais de Santos e Palmeiras, respectivamente, nas semifinais da Libertadores,  se enfrentaram na noite deste sábado pela quarta rodada da segunda fase do Campeonato Argentino (Copa Maradona).  Foi um jogaço. O Boca entrou com um mistão diante de um rival quase com a força máxima.  No fim, tudo igual no placar: 2 a 2. Os dois times estão com oito pontos na liderança do Grupo A e a vaga para a final está em aberto. Na última rodada (em 10/1). O Boca visita  o Argentinos Jr  e o River recebe o Independiente (entenda sobre o regulamento do Campeonato Argentino mais abaixo).

 

Ábila, à direita, soca o ar logo depois de abrir o placar para o Boca Juniors – Alejandro Pagni/AFP

Este foi o primeiro superclássico argentino desde 2019, pois com a pandemia e coincidências da tabela, os times não se enfrentaram no ano passado. Agora os times viram o foco para a Liberta. Nesta terça-feira, o River Plate receberá o Palmeiras. Já o Boca enfrentará o Santos na Bombonera na quarta-feira.

Como entraram

O Boca entrou em campo c0m apenas quatro titulares, sendo que os principais astros ficaram no banco de reservas. O River só não entrou com força máxima porque Angileri está machucado e o treinador Gallardo preferiu começar com Ignácio Fernández no banco, além de lançar Carrascal no meio com Beltrán fazendo dupla com Borré no ataque.

Primeiro tempo, Boca 1 a 0

O River Plate começou em cima e perdeu uma chance incrível com Borré, que entrou livre na área, mas bateu mal. Aos dez, no primeiro ataque que fez, o Boca chegou ao gol quando Más recebeu pela esquerda e cruzou para a área. A zaga do River Plate e o goleiro Armani ficaram olhando a entrada de Ábila. O ex-cruzeirense pegou de primeira e abriu o placar. O River manteve o domínio, Carrascal acertou a trave de Andrada e Borré sempre foi um perigo para a zaga Xeneize. Já o Boca atacou menos, mas teve uma boa oportunidade.

Segundo tempo, virada do River

O River Plate continuou com a posse de bola (70%), mas não criou ações de perigo e finalizou pouco. Tanto que o time da casa, mesmo com 30% da posse acertou quatro finalizações contra três do River nos primeiros 25 minutos. Mas, aos 28, o River empatou: Montiel recebeu pela direita e, numa falha da zaga, Girotti teve quase que se ajoelhar para cabecear e deixar tudo igual. Aos 31, veio a virada. Nacho Fernández ficou com uma sobra pela esquerda, dentro da área, e cruzou para a cabeçada certeira de Borré.

Boca empata no fim

O jogo ficou quente, com os times fazendo muitas faltas  e terminando com dez: foram expulsos Campuzano (Boca) e Enzo Pérez (River). Na raça, o Boca arrancou o empate aos 40, quando Carlitos Tevez fez jogada brilhante sindo da marcação, tirando dois marcadores  e quando parecia que chutaria de fora da área, deu uma assistência brilhante para Villa, livre dentro da área, tocar por cima do goleiro Armani.

Entenda o Campeonato Argentino

O Campeonato Argentino deste ano é um torneio diferente. Por causa da Covid-19, a AFA mudou o formato (24 equipes em turno e returno) e chamou a competição de Copa de la Liga Profesional de Fútbol 2020. Isso até o fim de novembro, quando ganhou o nome de Copa Diego Armando Maradona, para homenagear o astro morto aos 60 anos em 25/11.

A competição teve uma primeira fase com 24 times divididos em seis grupos com quatro equipes. As duas primeiras de cada grupo avançaram. Estas 12 foram divididas em dois grupos de seis. Com jogos em turno único e os campeões de grupos decidindo o campeonato.

Neste momento esta é a classificação do Grupo A: 1º Boca Juniors e River Plate, 8; 3º Argentinos Jr, 4; 4º Independiente e Huracán, 3; 6º Arsenal, 1.

A rodada se encerrará com Independiente x Arsenal (neste domingo) e Huracán x Argentinos Jr  (terça-feira).

Grupo B: Banfield, 9; 2º Talleres, 5; 3º Gimnasia e Sa Lorenzo, 4; Colón e Tucumán, 1.

 

 

Comentários