É curioso falar que Marcelo Cabo ainda está invicto no comando do Vasco, mas que o Cruz-maltino já está eliminado (antecipadamente) da disputa pelo título do Campeonato Carioca. Mas o quê levou o time a se despedir precocemente? As duas rodadas iniciais em que utilizaram o time sub-23 ou os cinco empates em oito partidas?

Em seus cinco primeiros jogos pelo Campeonato Carioca, Marcelo Cabo empatou quatro vezes. Foram oito pontos deixado pelo caminho nas partidas em questão. Sendo que em três delas, quem permitiu o empate foi o próprio Vasco, uma tônica que vem perseguindo o Cruz-maltino nos últimos anos.

O Jogada10 relembra a campanha de Marcelo Cabo para ficar mais claro. Atenção!

Cabo estreia com… empate

Na estreia de Cabo, empate em São Januário (como visitante) contra o Nova Iguaçu, por 2 a 2. Neste jogo, foram duas as vezes que o Vasco liderou o placar e permitiu a igualdade. O lado positivo foi o faro de gol de Gabriel Pec surgindo, com o jovem atacante marcando duas vezes e começando a se credenciar como titular absoluto da equipe.

Depois, contra o Botafogo, foi a vez do Vasco buscar o empate. E no fim do jogo, inclusive, com Carlinhos deixando tudo igual já aos 41 da etapa final. Um primeiro tempo muito fraco do time Cruz-maltino, mas uma atuação um pouco mais sólida no segundo. Marcelo Cabo, afinal, ainda estava começando os trabalhos.

Vitória, enfim

Finalmente, veio uma vitória para o lado de São Januário. Em seu estádio, contra o fraco Macaé, o Vasco jogou bem, criou bastantes chances, mas, ainda assim, permitiu um empate após abrir o placar no primeiro tempo. No fim do jogo, porém, Marquinhos Gabriel e Galarza deram a vitória ao Gigante por 3 a 1, a primeira de Marcelo Cabo no comando.

Matías Galarza solta a pancada de esquerda para fazer seu primeiro gol pelo Vasco, diante do Macaé. Foto: Rafael Ribeiro/Vasco.com.br

Bola aérea vira problema crônico

Contra o Madureira, na rodada seguinte, o time parecia engrenar. Zeca fez uma ótima aparição, marcando um golaço (seu primeiro) e o Vasco fez uma boa partida até abrir 2 a 0, já no segundo tempo. Em duas cobranças de falta levantadas na área, porém, mais uma vez o time viu dois pontos irem pelo ralo, complicando-se na competição. A reação da equipe em campo, ao menos, foi positiva, visto que, após as mudanças de Cabo, o Vasco criou quatro chances claras nos minutos finais.

Mais um clássico, mais um empate..

Na rodada seguinte, mais um clássico. Empate por 1 a 1 diante do Fluminense, com mais um gol sofrido de bola parada após sair na frente no jogo. E com menos de um minuto jogado no segundo tempo, diga-se de passagem. No resto da partida, no entanto, o Vasco demonstrou força ofensiva e criou algumas chances, dando mostras de que o trabalho realmente aparentava estar no caminho certo, pelo menos ofensivamente falando.

Vitórias dão esperança

Já com situação complicada para se classificar, precisando vencer praticamente todos os pontos que restavam, o Vasco, então, emplacou duas vitórias seguidas. Contra o Bangu, fez 4 a 2 de virada mesmo usando um time misto (visando a Copa do Brasil). Depois, vitória memorável contra o Flamengo, por 3 a 1. Com os seis pontos seguidos conquistados, uma classificação não aparentava mais ter status de milagre e, sim, de algo alcançável.

Eliminação não é evitada

Já na última partida, contra o Boavista, neste domingo (18), o Vasco entrou desligado e acabou largando atrás por 2 a 0, precisando remar e muito para virar o jogo e voltar a ter chance de classificação. Cano diminuiu no fim do primeiro tempo e Gabriel Pec empatou no começo do segundo. Apesar do esforço e das várias chances criadas, a virada não chegou e o time foi eliminado com uma rodada de antecedência.

Resumo é positivo?

Apesar da dificuldade em segurar as vitórias, a sensação é de evolução por parte do time do Vasco em relação a 2020. Os comandados de Marcelo Cabo mostram saber o caminho do gol, tendo boas jogadas de ataque, ao contrário do cemitério de ideias que se via na temporada passada, quando foi rebaixado no Brasileirão. Na Série B, principal competição que o time vai disputar em 2021, serão muitos os times que jogarão no estilo que o Vasco tem enfrentado no Carioca.

Por ser o maior na maioria dos confrontos, os adversários provavelmente darão a bola ao Cruz-maltino e se fecharão em retrancas e buscarão os gols nas bolas paradas e em transições rápidas. Se lá na frente as coisas vão bem, com o ataque marcando em todos os jogos desde que Cabo assumiu, o problema mais visível se encontra na defesa.

O Vasco sofreu muitos gols de bola parada e, com isso, deixou muitos pontos pelo caminho. Na Série B, a história pode ser parecida caso Marcelo Cabo não dê um jeito em seu esquema defensivo. O saldo, apesar da eliminação antecipada no Campeonato Carioca, é positivo.

As boas aparições dos reforços (especialmente Zeca, Marquinhos Gabriel e Morato), além da surpresa de Matías Galarza roubando a cena no meio-campo são outros frutos positivos desta campanha no estadual. Gabriel Pec artilheiro também é algo que anima a torcida para a temporada.

E você, Joganauta: o que acha que prejudicou o Vasco na campanha no Cariocão-2021?

Comentários