São Paulo

Entenda os planos de Dorival no período sem jogos do São Paulo

O técnico Dorival Júnior terá uma experiência inédita desde que retornou ao São Paulo: uma semana completa apenas para treinamentos. Com a Data Fifa paralisando o Campeonato Brasileiro por 10 dias, o Tricolor volta a campo apenas no dia 21 de junho, contra o Athletico Paranaense, no Morumbi, pelo torneio nacional. E o treinador quer usar este período para arrumar algumas pendências no time.

A primeira delas é a que mais incomoda Dorival Júnior. A deficiência defensiva do São Paulo em bolas alçadas em sua área. Afinal, nos últimos 10 gols sofridos pelo Tricolor Paulista, seis saíram de cruzamentos na defesa da equipe. O jogo contra o Sport, pela Copa do Brasil, mostrou este problema no time de Dorival Júnior, que sofreu três gols originado de escanteios.

São Paulo vem sofrendo com as bolas aéreas dos adversários – Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net

Para isso, o treinador conta muito com a defesa consolidada com Arboleda e Beraldo. Apesar do equatoriano ter falhado contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, ele segue com muito prestígio com Dorival. E não é para menos. A dupla atuou junta em oito partidas com o treinador e sofreu apenas três gols.

Com um período inteiro para treinamentos, Dorival deve reforçar ainda mais o seu sistema defensivo, que sofreu sete gols nas últimas quatro partidas.

Preparação para o retorno de Alexandre Pato

Quem também deve aproveitar o período de Data Fifa é Alexandre Pato. O período sem jogos será aliado do clube para deixar o atacante pronto para a reestreia. Existe a expectativa que ele seja relacionado para o duelo contra o Athletico Paranaense, no dia 21 de junho.

Pato tem trabalhado com bola ao lado dos companheiros no dia a dia de treinos no CT da Barra Funda. Aos poucos vem sendo inserido em um ritmo mais competitivo, situação que crescerá nesses próximos dias diante da raríssima folga no calendário.

Pato pode fazer sua reestreia contra o Athletico Paranaense – Foto: Divulgação/São Paulo

Nos bastidores, Pato  aparece como uma alternativa para atuar como “segundo atacante”, logo atrás da referência ofensiva. A forma de utilização, entretanto, poderá variar dependendo das circunstâncias das partidas.

Com a camisa do São Paulo, Alexandre Pato atuou em 136 partidas e anotou 47 gols. Dentro do atual elenco, somente Calleri, com 55, e Luciano, com 58, possuem mais bolas nas redes adversárias pelo clube.

Dorival espera um DM vazio

Uma das missões do Tricolor Paulista neste período sem partidas, já virou rotineira dentro do clube. Esvaziar o departamento médico se tornou algo comum dentro do clube, devido ao grande número de lesões que o São Paulo vive nas últimas temporadas.

Data Fifa fará Dorival ter tempo para avaliar esquemas táticos – Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Nesta Data Fifa, o São Paulo espera que os laterais direitos Igor Vinícius e Moreira, além do atacante Erison, já estejam em condições de serem relacionados e treinarem normalmente com o grupo. Por outro lado, Galoppo, Ferraresi, Wellington e Talles Costa, ainda não tem data de previsão para retorno, trabalhando apenas com os fisioterapeutas do clube.

Definir um sistema ofensivo no São Paulo

Além de problemas na defesa, Dorival Júnior também não definiu quem é o seu ataque titular. O único garantido no sistema ofensivo é Calleri, artilheiro da equipe na temporada e referência dentro da área. Nem o vice-artilheiro e camisa 10 da equipe, Luciano, tem um lugar garantindo no time principal.

É verdade que Luciano voltou a sua posição de origem com a chegada de Dorival. Contudo, o treinador não escala o camisa 10 em todas as partidas, ficando no banco, inclusive, até em algumas partidas importantes na temporada.

Juan vem ganhando espaço com Dorival – Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net

Já nas alas, Michel Araújo aparenta estar ganhando cada vez mais a confiança do treinador. Afinal, ele é um dos mais escalados por Dorival ao lado de Alisson. Contudo, diferente do uruguaio, o camisa 7 vem colecionando atuações muito abaixo do esperado e sua vaga pode estar ameaçada.

Assim, Wellington Rato, que era titular absoluto com Ceni e Marcos Paulo, que despontou no início de trabalho de Dorival, surgem como opções. Contudo, quem aparece com mais chances de ganhar uma oportunidade é o jovem Juan. Ele foi titular contra o Tolima e entrou no intervalo do duelo contra o Palmeiras. Por ser um jogador de velocidade, além de um bom poder de finalização, o treinador vem optando por utilizar o cria de Cotia nos últimos jogos.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Felipe Camin

Posts Recentes

Hulk diz o que Atlético precisa para encerrar ‘sequência negativa’

Hulk não fez rodeios ao comentar sobre o momento do Atlético na temporada. Após a…

7 de julho de 2024

Renato confirma permanência no Grêmio mesmo em situação complicada

O Grêmio perdeu por 3 a 0 para o Juventude neste domingo (7), pela 15ª…

7 de julho de 2024

Botafogo vence Atlético com autoridade e está a um ponto da liderança

Com uma atuação imponente, o Botafogo derrotou por 3 a 0 o Atlético na noite…

7 de julho de 2024

Athletico acerta com Martin Varini como novo técnico

O Athletico acertou a contratação do uruguaio Martin Varini para o comando técnico. Ele estava…

7 de julho de 2024

Lyncon se declara ao Vasco após primeiro gol: ‘Desde os 10 anos no clube’

O Vasco assegurou uma vitória surpreendente por 2 a 1 sobre o Internacional, no Beira-Rio,…

7 de julho de 2024

Abel Ferreira fala sobre momento de Dudu e evita Gabigol

Neste domingo (7), o Palmeiras derrotou o Bahia por 2 a 0, em jogo disputado…

7 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!