-

Que Renato Gaúcho é passado no comando do Flamengo todo mundo já sabe, o que alguns ainda questionam é porque o treinador foi demitido mesmo com 72% de aproveitamento: durante 37 partidas, ele obteve 24 vitórias, 8 empates e cinco derrotas.  O Jogada10 te explica.

Em primeiro lugar, claro, a falta de títulos: com ele, o Flamengo foi vice-campeão da Libertadores, caiu na semifinal da Copa do Brasil e tem menos de 1% de chance de ser campeão brasileiro. A diretoria entendeu que ele passou um pouco do ponto ao poupar atletas no Brasileirão na tentativa de ganhar as Copas. O resultado foi trágico: muitos pontos bobos perdidos e nada de conquistas nos matas-matas.

Renato Gaúcho deixa o Flamengo sem títulos – Buda Mendes/Getty Images

Outro ponto que também foi minando a paciência da diretoria e da torcida foram as entrevistas. Quando estava no Grêmio, seu último clube antes do Flamengo, falava que o time tinha obrigação de ganhar tudo. Quando chegou ao Flamengo, já na coletiva de apresentação, adotou um discurso dizendo que “obrigação era uma palavra muito forte”. Depois, usou frases de efeito como “quem muito quer nada tem”, o que não caiu bem.

Aliás, nas coletivas, ele também sempre dava respostas evasivas quanto a questões táticas. O problema é que muitas vezes ele não respondia isso nem aos próprios jogadores, apontando uma defasagem que, na visão da diretoria, foi superada em muitos momentos por conta da qualidade individual do elenco.

Sem ele, o Flamengo “cumpre tabela” no Brasileirão. Faltam quatro jogos (o primeiro será nesta terça, contra o Ceará) e. para ser campeão, tem que vencer todas e torcer para o líder Atlético fazer, no máximo, um ponto nos três jogos que tem. O auxiliar Maurício Souza vai comandar o time interinamente até o dia 9/12, quando será o último compromisso do ano, e o elenco ganhará férias depois de pegar o Atlético-GO.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários