Em carta aberta à Fifa e à Conmebol, o Fórum das Ligas Mundiais (WLF), com sede em Zurique, na Suíça, pede que os jogadores sul-americanos tenham total liberdade de decidir se participarão ou não da Copa América. A entidade, que representa mais de 40 ligas profissionais em três continentes, disse que a decisão repentina de transferir a Copa América para o Brasil após a desistência da Argentina, por causa da grave crise sanitária em torno da pandemia de Covid-19, afeta diretamente as ligas dos países envolvidos na disputa.

Confira a tabela completa da Copa América 2021

Copa América está prevista para ser disputada no Brasil a partir do próximo dia 13 – Vladimir Rodas / AFP

“Os jogadores devem ter a oportunidade de se retirar da competição e que os clubes os chamem de volta, especificamente se houver um restrição de viagens ou quarentena no retorno “, informa um trecho da carta.

A WLF reconhece as pressões que a Conmebol sofre, sobretudo pela parte comercial, para realizar um torneio que rendeu aproximadamente R$ 600 milhões em sua última edição, em 2019, mas também disse que as opiniões dos jogadores devem ser levadas em consideração.

“A decisão de transferir a Copa América para o Brasil, um país onde a situação de saúde é crítica, provoca fortes preocupações, com dez dias de antecedência para organizar um evento dessa magnitude e implementar os rígidos protocolos sanitários pertinentes. (…) Os clubes não estão apenas preocupados e afetados pela saúde de seus jogadores, mas também são afetados pelas restrições de viagem e obrigações de quarentena, que dependem do país de onde o jogador está voltando”, informa outro trecho do documento, que foi enviado diretamente ao secretário-geral da Conmebol, José Astigarraga, e ao secretário-geral adjunto da Fifa, Mattias Grafstrom.

Comentários