A Espanha goleou a Eslováquia por 5 a 0 na tarde desta quarta-feira, em Sevilha, e garantiu a classificação para as oitavas de final da Eurocopa, na vice-liderança do Grupo E. Um gol contra bizarro do goleiro Dúbravka abriu o caminho da goleada espanhola, seguido por Laporte, ambos na primeira etapa, que ainda teve uma penalidade desperdiçada pelo atacante Morata. No segundo tempo, Sarabia, Ferran Torres e Kucka (contra), foram os responsáveis pela maior goleada desta edição da Eurocopa.

Com o resultado, a Espanha encerra a sua participação na fase de grupos da Euro com cinco pontos, em segundo no Grupo E, atrás apenas da Suécia, que somou sete. A Eslováquia por sua vez, termina na terceira posição, com três pontos e poderia torcer por uma combinação de resultados para tentar avançar entre os quatro melhores terceiros colocados, mas com a goleada sofrida, o saldo de gols dificilmente vai permitir que a seleção permaneça na disputa.

Nas oitavas, a Espanha vai encarar a Croácia, atual vice-campeã do Mundo, que avançou como vice-líder do Grupo D, atrás da Inglaterra.

Jogadores da Espanha comemoram um dos gols na goleada por 5 a 0 sobre a Eslováquia – Kiko Huesca / Imago

O jogo

A Espanha teve um início de jogo bem intenso e a primeira boa chance veio aos quatro minutos, com Morata, defendida pelo goleiro Dúbravka. Aos 10, o atacante desperdiçou uma cobrança de pênalti defendida pelo arqueiro da Eslováquia. A pressão espanhole seguia e a Fúria teve ao menos três boas oportunidades de abrir o placar, antes de Sarabia aproveitar uma saída de bola errada da Eslováquia para finalizar no travessão, no rebote, o goleiro Dúbravka se atrapalhou e mandou a bola para a própria rede, aos 29 minutos. Com ampla posse de bola, os espanhóis dominaram o restante da primeira etapa e ampliaram o placar nos acréscimos do primeiro, com Laporte, de cabeça. A Eslováquia sequer finalizou antes da saída para os vestiários, com uma desvantagem de dois gols.

Na volta do intervalo, o ritmo espanhol permaneceu e logo aos 10 minutos, Sarabia foi recompensado pela boa atuação e anotou o terceiro gol da Espanha no jogo. Depois de algumas alterações na Espanha, Ferrán Torres, após um minuto em campo, anotou um gol de letra aos 21, para transformar a vitória em goleada. Após outra substituição, na primeira participação do zagueiro Pau Torres, ele apareceu na pequena área para atrapalhar o zagueiro Kucka, que empurrou a bola para o fundo da rede e anotou o quinto da Espanha.

Laporte comemora o gol marcado sobre a Eslováquia – Joaquin Corchero / Imago

 

Suécia 3 x 2 Polônia

A Suécia fez o que pode para garantir a vaga na próxima fase da Eurocopa e venceu a Polônia por 3 a 2 na tarde desta quarta-feira, em São Petersburg, pela terceira e última rodada do Grupo E da Eurocopa, com gol da vitória marcado no fim. Forsberg (2x) e Claesson foram os responsáveis pela vitória sueca diante da Polônia, enquanto Robert Lewandowski também balançou a rede em duas oportunidades para os poloneses.

Com a vitória no fim, a Suécia garantiu a liderança do Grupo E, com sete pontos. A Polônia, por sua vez, encerrou a sua participação nesta Euro em quarto lugar do Grupo E, com apenas um ponto somado.

Jogadores de Suécia e Polônia em disputa de bola no empate em 2 a 2 entre as equipes pela Eurocopa – Joel Marklund / BILDBYRAN / kod JM / Imago

 

O jogo

No primeiro minuto de jogo, a Suécia saiu para o ataque, o atacante Isak se chocou com o zagueiro polonês, a bola sobrou para Forsberg finalizar para o fundo da rede e abrir o placar na primeira oportunidade da partida. Embalada pelo gol relâmpago, a Suécia tentou dominar as ações da partida, mas viu a Polônia crescer em campo. Após cobrança de escanteio aos 16 minutos, o craque Lewandowski acertou o travessão e no rebote, o atual melhor jogador do mundo acertou novamente o poste da Suécia. Nos minutos finais, o ritmo de jogo diminuiu, mas a Polônia ainda teve outra boa chance de empatar o jogo. O goleiro sueco, Olsen, fez uma grande intervenção aos 45 minutos após finalização de Zielinski e as equipes foram para o vestiário com a vantagem sueca.

Na segunda etapa, a Polônia tentou pressionar ainda mais pelo empate, mas parava na grande atuação do goleiro Olsen. Contudo, aos 13 minutos, após grande jogada coletiva da Suécia, Forsberg anotou o segundo na partida e ampliou a vantagem sueca. A resposta da Polônia foi rápida, e após linda jogada individual de Lewandowski, o polonês acertou o ângulo de Olsen e diminuiu o prejuízo. Aos 19, a Polônia chegou a empatar com Swierczok, mas o atacante estava em posição irregular e o gol foi bem anulado pelo VAR. Nos minutos finais da partida o ritmo diminuiu, mas era a Polônia quem mais assustava e corria atrás do gol de empate. Até que o atual melhor jogador do mundo, anotou o segundo na partida e deixou tudo igual ao 38 minutos da etapa complementar. Quando o empate parecia prevalecer até o apito final, Claesson anotou o gol da vitória aos 48 minutos e o placar de 3 a 2 prevaleceu até o apito final.

Comentários