A Espanha venceu por 3 a 1 o Kosovo, nesta quarta-feira (31), em Sevilha, e assumiu a liderança do Grupo B das Eliminatórias europeias da Copa do Mundo de 2022, com sete pontos, um à frente da Suécia, que folgou nesta rodada. Gerard Moreno, Olmo e Ferrán Torres marcaram os gols da vitória da Fúria, com Halimi descontando.

O espanhol Ferran Torres sobe para disputar a jogada com o kosovar Milot Rashica – Cristina Quicler / AFP

Nas Eliminatórias da Europa, apenas a primeira seleção de cada um dos dez grupos vai diretamente para a Copa. Os segundos colocados vão para a repescagem, e quem ficar em terceiro ainda tem a chance de uma sub-repescagem de acordo com a classificação final da Liga das Nações.

TV estatal espanhola usou letras minúsculas para se referir ao Kosovo na transmissão – Reprodução

A partida chamou mais a atenção por causa de um incidente diplomático provocado pela RTVE, a TV estatal da Espanha. Como o país não reconhece oficialmente a criação do Kosovo – o território, que pertencia à antiga Iugoslávia, declarou independência em 2008 e foi imediatamente reconhecido por EUA e Inglaterra – , a TV usou letras minúsculas para se referir aos visitantes no placar exibido na tela.

Além disso, os comentaristas e o locutor foram orientados a não se referir ao Kosovo como um país ou uma seleção. De acordo com informações do jornal espanhol ‘Sport’, o termo mais usado durante a transmissão foi território de Kosovo e equipe da federação de Kosovo. Além da Espanha, outros países, como China e Rússia, também não reconhecem Kosovo como uma pátria.

Os dirigentes da federação kosovar fizeram uma reclamação formal à Uefa e prometeram levar o caso à Fifa.

Comentários