Seleção Brasileira

Especialistas respondem: qual é o substituto para Neymar na Seleção?

Com lesão ligamentar no tornozelo direito, além de um pequeno edema ósseo, Neymar será desfalque na Seleção Brasileira nas partidas contra Suíça e Camarões. Assim, o técnico Tite terá que escolher um substituto para o camisa. Quem pode ser esse nome? Rodrygo, jogando mais avançado? Fred, deslocando Paquetá para o lado do campo? Bruno Guimarães? Everton Ribeiro? O Jogada10 conversou com especialistas para saber as suas opiniões.

Tornozelo direito do Neymar após o jogador deixar o campo – Giuseppe Cacace/AFP via Getty Images

Quem deve ser o substituto de Neymar?

Leonardo Baran (Jornalista – Canal Leonardo Baran no YouTube)

“Existem algumas possibilidades. Algumas: entrar Bruno Guimarães ou Fred, adiantando o Lucas Paquetá. Uma outra opção é recuar o Rodrygo para o meio-campo. Aliás, ele vinha treinando assim no Real Madrid e já treinou nesta função na Seleção Brasileira, além de já ter afirmado que quer jogar como um camisa 10 no futuro. Na base do Santos, o Rodrygo também jogou assim. Mas, eu acho que é dar muita responsabilidade para um menino ainda em formação. Eu não colocaria o Bruno Guimarães ou o Fred para adiantar o Paquetá. Assim, mexeria, dessa maneira, em duas posições da Seleção. Aliás, eu faria algo bem mais simples: colocaria o Everton Ribeiro.”

Cahê Mota (Repórter do ge.com)

“Quem tem as características mais similares daquelas que o Neymar apresenta, no sentido do improviso e de surpreender é o Paquetá. E acabou que é mesmo a escolha do Tite, colocando o Fred no time. Concordo com ele.”

 

José Carlos Araújo (Locutor esportivo – Rádio Tupi)

“Para substituir o Neymar eu colocaria o Fred, o que não mexeria muito na estrutura tática da Seleção Brasileira.”

Roberto Assaf (Jornalista – Colunista do Jogada10)

“Há duas opções: uma ortodoxa, colocar o Everton Ribeiro, que foi convocado para ser o substituto natural de Neymar. Ou fazer uma opção muito mais ousada, puxando um dos três que começaram na frente (ou mesmo tirando o Raphinha e aí entrando com Fred) e colocando o Pedro brigar com a dupla de zagueiros da Suíça, o que a total liberdade para o trio.”

Betinho Marques (Jornalista – Colunista do Jogada10)

“Vejo o Rodrygo como o substituto do Neymar vindo um pouco de trás e dando leveza ao ataque do Brasil que já tem boa proteção com Casemiro e Lucas Paquetá. Para alternativa, se não funcionar no primeiro momento, Everton Ribeiro dará consistência ao setor e pode fechar bem as lacunas.”

Tozza (Jornalista – Colunista do Jogada10)

“Eu escolheria o Rodrygo para substituir o Neymar. Ele entrou bem contra a Sérvia, mostrou que pode fazer a função vindo atras dos atacantes e ajudando na armação do jogo.”

Ney Franco (Treinador)

“Creio que Tite vai colocar um segundo volante e adiantar o Paquetá. A tendência é  Casemiro mais centralizado, com Fred no corredor pelo lado direito e Paquetá pelo corredor do lado esquerdo. E, assim, vai manter os três atacantes.

O quanto a ausência de Neymar pode influenciar na Seleção Brasileira?

Leonardo Baran

“Eu espero que a influência seja mínima, diferentemente do que aconteceu na Copa de 2014, quando o Neymar saiu e virou uma vocação nacional: ‘Vamos jogar pelo Neymar’. O Vini Jr. não tem que jogar pelo Neymar, tem que jogar por ele. O Richarlison não tem que marcar gol pelo Neymar, tem que fazer por ele. O Thiago Silva tem que afastar as bola da defesa não pelo Neyar, e sim por ele. Dessa forma, se cada jogador jogar por si, a Seleção vai ganhar. Assim, certamente fará o Neymar feliz.”

Neymar durante treino da Seleção Brasileira – Lucas Figueiredo/CBF

“A Seleção sem o Neymar perde uma grande referência. Tecnicamente, é o jogador mais qualificado. Tem um poder de decisão muito grande. O Neymar é diferente, não à toa é o jogador mais caçado. A Seleção sem o Neymar fica como Portugal sem Cristiano Ronaldo, a Argentina sem o Messi. Mas, a Seleção Brasileira tem outros atletas, tirando o Neymar, melhor que outros atletas da seleção portuguesa e da argentina. O Brasil é mais forte que os seus concorrentes mesmo sem o Neymar.”

José Carlos Araújo

“A ausência do Neymar faz falta, mas já não dependemos tanto só dele. Os nossos valores individuais no ataque nos garantem a classificação às oitavas.”

Cahê Mota

“Sua ausência interfere  muito mais no sentido mental e psicológico do que no sentido técnico. Quando se fala que a Seleção tem jogadores capazes de decidir e não depende só do Neymar, eu concordo muito com isso. Mas tendo o Neymar em campo, ajuda para que os outros tenham espaço para trabalhar e decidir. Sem o Neymar, temos de ver como eles vão reagir. Mas vamos lembrar que o Brasilk ganhou uma Copa América sem o Ney. Mas o Brasil segue forte e favorito sem ele.|”

Betinho Marques

“Neymar nas Copas anteriores vivia o protagonismo “pesado”. O fardo era grande para o craque brasileiro e a sua maturidade inversamente proporcional à sua capacidade técnica. Em 2022, exatamente por não ser a última “Coca-Cola do deserto”, por estar mais concentrado, a lesão tira da seleção, pelo menos momentaneamente, a sua maior “alavanca” técnica. Porém, por haver mais recursos disponíveis nas mãos de Tite com capacidade de tirar o peso do protagonismo, até mesmo a lesão poderá ser curada com a serenidade de um Neymar que pode até ser o personagem principal, mas não necessariamente a única estrela da companhia. Literalmente, a seleção está mais leve.”

Ney Franco

“Neymar faz falta em qualquer Seleção e fará muita falta ao Brasil. No jogo da estreia, contra a Sérvia,  embora não tenha aparecido muito tecnicamente, participou dos gols e recebeu muitas faltas.”

Tozza

“É claro que quando você tem a grande estrela ela vai chamar a atenção, principalmente dos adversários. Não vou dizer que eles irão desrespeitar a Seleção com a ausência do Neymar nesta primeira fase, até porque se entrar o Rodrygo ou outros jogadores do mesmo nível, em um nível alto, vão respeitar também. Mas, o Neymar chama muita atenção. Pode ser que as seleções que vão brigar com o Brasil (Suíça e Camarões), tenham menos de respeito, mas não muito menos respeito.”

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Lucas Bayer

Posts Recentes

Destaque da Colômbia, James afirma: ‘Me sinto à vontade na seleção’

James Rodríguez vem fazendo uma Copa América excelente com a camisa da Colômbia. Em nada…

3 de julho de 2024

Endrick lamenta suspensão de Vini Jr contra o Uruguai: ‘Sem ele é difícil’

Endrick lamentou a suspensão de Vini Jr para o próximo desafio do Brasil pela Copa…

3 de julho de 2024

Dorival Jr reclama da arbitragem: ‘Fomos muito prejudicados’

Após o empate em 1 a 1 do Brasil com a Colômbia, nesta terça-feira (2/7)…

3 de julho de 2024

Marquinhos critica atuação do Brasil: ‘Muito a melhorar’

Em um dia de pouca inspiração, a Seleção Brasileira empatou com a Colômbia por 1…

3 de julho de 2024

Danilo minimiza ausência de Vini Jr nas quartas da Copa América

O lateral direito Danilo falou após o empate amargo da Seleção Brasileira por 1 a…

3 de julho de 2024

Novorizontino e Mirassol empatam e seguem no meio da tabela da Série B

No jogo que marcou o encerramento da 13ª rodada da Série B do Brasileiro, Novorizontino…

3 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!