Neste domingo, às 21h15 (de Brasília), no Snapdragon, em San Diego, Brasil e Estados Unidos decidem a Copa Ouro-2024, competição feminina que tem sede nos EUA. A Seleção Brasileira chega  na final com uma campanha impecável: cinco jogos e cinco vitórias, com 15 gols marcados e um sofrido. Já as americanas somaram três vitórias, um empate e uma derrota (México 2 a 0). Na semifinal, enquanto as brasileiras não tiveram dificuldade para bater o México por 3 a 0, as americanas avançaram nos pênaltis, vencendo o Canadá por 3 a 1 após 2 a 2 no tempo normal.

Esta será a quarta final na história entre as seleções. E o Brasil sempre perdeu. A primeira foi na Copa Ouro 2000 (1 a 0), as demais nas disputas pelo ouro olímpico nos jogos de Atenas-2004 (2 a 1 na prorrogação) e Londres-2008 (1 a 0, na prorrogação). Assim, este jogo – a primeira final do técnico Arthur Jorge com a Seleção –  pode se tornar um divisor de águas nesta freguesia que vem de longe. Na história, os EUA venceram 31 vezes e o Brasil apenas três (além de cinco empates).

Este é o banner da final  da Copa Ouro. Brasil tenta vencer os EUA pela primeira vez em uma final – Foto: Divulgação

Onde assistir

A ESPN transmite a partir das 21h15 (de Brasília).

Como estão os Estados Unidos

As americanas chegaram na decisão, como já se esperava. Mas vivem forte pressão. Afinal, foram mal na Copa do Mundo e,  nesta Copa Ouro, perderam para o México e, por muito pouco, não estiveram fora da final. Passaram num jogo dramático diante do Canadá. Por isso, a técnica Twila Kilgore prega muita atenção e cuidado para evitar o que seria um fracasso histórico em casa.

A base da equipe que venceu o Canadá será mantida, com o poderoso ataque com Alec Morgan e Shaw sendo municiadas por Trinity Rodman (filha do lendário jogador de basquete Dennis Rodman).

Como está o Brasil

Arthur Jorge não divulgou a escalação, mas tudo indica que ele modificará a formação, pois diz que o mais importante é analisar as jogadoras. Ele não esconde a satisfação com o que o seu time já conseguiu e deixa claro que alcançou um objetivo –  uma boa preparação para os Jogos Olímpicos . Para ele,  que um título em cima dos Estados Unidos, algo inédito, seria a cereja do bolo:

“O primeiro objetivo, a nossa preparação para os Jogos Olímpicos, foi cumprido. Mas, com merecimento, chegamos na final. Essa nossa mentalidade de buscar sempre a vitória vai aumentar a nossa chance de sucesso contra as americanas. Essa possibilidade de jogar contra os Estados Unidos, na casa delas, com o estadio cheio será muito bom. Esperamos fazer um bom jogo e certamente farei testes. Só não vou falar aqui para a imprensa”, disse na coletiva da noite deste sábado.

ESTADOS UNIDOS X BRASIL

Final da Copa Ouro feminina-2024
Data e Horário: 10/3/2024, 21h15 (de Brasília)
Local: Snapdragon Stadium San Diego (EUA)
EUA: Naeher; Emily Fox, Girma, Davidson e Nighswonger; Coffey, Lidsay Horan, Albert e Trinity Rodman; Alex Morgan e Shaw. Técnica: Twila Kilgore
BRASIL: Luciana; Antonia, Tarciane e Rafaelle; Adriana, Ari Borges, Adailma, Yasmin e Bia Zaneratto; Debinha e Dida. Técnico: Arthur Jorge

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários