Saiu nesta quarta-feira (9/11) a lista de convocados da Seleção de Camarões, a terceira adversária do Brasil na Copa do Mundo do Qatar.

O treinador Robert Song priorizou o ataque. Afinal, são dez homens de frente enquanto a defesa conta com apenas sete. Mas, quatro dos defensores são laterais, o que significa uma aposta em apenas três zagueiros. Contudo, um deles muito criticado pela imprensa esportiva do país, Nkolou. Mas é a ausência de um outro  zagueiro a grande surpresa.  Trata-se de Michael Ngadeu, destaque do Gent/BEL e um dos heróis da classificação do país para a Copa. Contudo,  foi deixado de lado.

Choupo Moting está em fase excepcional no Bayern. Dessa forma, chega no Qatar como a grande estrela da equipe – Ronny Hartmann/AFP via Getty Images)

No mais, pouco a destacar na lista de convocados de Camarões. Atacante do Bayern, Choupo-Moting é o atual astro do Leões Indomáveis. Assim, fará dupla com Ekambi, autor do gol que classificou Camarões para a Copa. Para relembrar: o time estava sendo eliminado pela Argélia, mas Ekambi marcou nos acréscimos da prorrogação.

No meio, o cara é Anguissa, que está voando no Napoli, líder do Italiano.  Contudo, entre os goleiros, vale destacar a convocação do reserva do Olympique/FRA, Ngapandouetnbu. Certamente um nome que vai enrolar muita língua nesta Copa.

Vale destacar que a convocação ocorreu após o empate de Camarões em 1 a 1 com a Jamaica  (mas Camarões jogou com a quase totalidade de jogadores da Sub-23. Portanto, com pouquíssimos dos convocados, um deles Vincent Aboubakar).

Os 26 de Camarões

Goleiros

Andre Onana (Inter de Milão/ITA)
Devis Epassy (Abha Club/CAM)
Simon Ngapandouetnbu (Olympique/FRA)

Defensores

Jean-Charles Castelletto (Nantes/FRA)
Enzo Ebosse (Udinese/ITA)
Collins Fai (Standard Liege/BEL)
Olivier Mbaizo (Philadelphia Union/EUA)
Nouhou Tolo (Seattle Sounders/EUA)
Nicolas N’Koulou (Aris Salonica/GRE)
Christopher Wooh (Rennes/FRA)

Apoiadores

Olivier Ntcham (Swansea/ING)
Fabrice Ondoa (Auda Kekava/LET)
Martin Hongla (Verona/ITA)
Pierre Kunde (Olympiacos/GRE)
Samuel Oum Gouet (Mechelen/BEL)
Zambo Anguissa (Napoli/ITA)

Atacantes

Jerome Mbekeli (Apejes Mfou/CAM)
Nicolas Ngamaleu (Dinamo Moscou/RUS)
Bassogog (Shanghai Shenhua/CHN)
Bryan Mbeumo (Brentford/ING)
Georges-Kévin Nkoudou (Besiktas/TUR)
Jean-Pierre Nsame (Young Boys/SUI)
Vincent Aboubakar (Al-Nassr/ARA)
Karl Toko Ekambi (Lyon/FRA)
Choupo-Moting (Bayern/ALE)
Souaibou Marou (Coton Garoua/CAM).

Raio X de Camarões

Camarões vai para a sua oitava Copa. Afinal, jogou em 1982, 1990, 1994, 1998, 2002, 2010 e 2014. Sua melhor colocação foi em 1990, quando se tornou sensação. Mas caiu nas quartas (na prorrogação) para a Inglaterra.

Na Copa-2022 está no Grupo G, do Brasil. Fará a sua estreia contra a Suíça, dia 24. Depois, pega a Sérvia, dia 28. Enfim, termina a fase de grupos  encarando o Brasil, no dia 2/12.

Brasil e Camarões já se enfrentaram duas vezes em Mundiais. A Seleção Brasileira venceu bem em ambas as vezes. Em 1994, triunfo por 3 a 0 (gols de Romário, Márcio Santos e Bebeto). Em 2014, 4 a 1. Neymar (2), Fred e Fernandinho fizeram os gols Canarinhos. Matip descontou.

Mas além de Camarões, outras seleções já tem seus jogadores para a Copa. São elas:

Austrália (Veja aqui os convocados)
Brasil (Veja aqui os convocados)
Costa Rica (Veja aqui os convocados)
Croácia (Veja aqui os convocados)
França (Veja aqui os convocados)
Gales (Veja aqui os convocados)
Japão (Veja aqui os convocados)
Suíça (Veja aqui os convocados)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

 

 

Comentários