-

Neste domingo (27) serão disputados os quatro jogos da penúltima rodada das eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo do Qatar e, dependendo das combinações de resultados, as três vagas diretas para o Mundial podem ser definidas. O líder Canadá recebe a eliminada Jamaica e um empate carimba o passaporte. Estados Unidos e México, os mais relevantes selecionados da Concacaf se qualificam se vencer os seus duelos.

Os canadenses estão muito próximos da vaga ao Mundial. Um empate em casa com a eliminada Jamaica já basta para carimbar o passaporte rumo ao Qatar – Hector Vivas/Getty Images

Canadá x Jamaica
Este jogo será às 17h05 no Estádio BMO, em Toronto. O Canadá tem 25 pontos e lidera a competição. No momento, já tem garantida a vaga pelo menos para a repescagem (4º lugar) e pode até sair da rodada com a vaga direta para o Qatar em caso de derrota (caso a Costa Rica não vença o seu jogo). Os canadenses eram os únicos invictos até a rodada passada, quando perderam por 1 a 0 para a Costa Rica. A Jamaica apenas cumpre tabela. Tem oito pontos e está em penúltimo lugar.

El Salvador x Costa Rica
Partida programada para as 18h no Estádio Cuscatlán, em San Salvador. Os Salvadorenhos têm dez pontos e não almejam mais nada, mas querem afundar um de seus mais tradicionais rivais no continente. Já a Costa Rica ganhou sobrevida ao vencer o Canadá na rodada passada. Pulou para 19 pontos e o quarto lugar, ainda com chance de terminar no G3. Para isso, tem de vencer fora de casa.

Estados Unidos x Panamá
Este é o jogo mais importante da rodada, pois é o único em que as duas seleções têm chances de classificação. Será disputado às 20h, no Orlando City Stadium. Com 22 pontos, os Estados Unidos garantem presença no Qatar com uma vitória. Só que o Panamá tem 18 pontos e, conseguindo vencer, encostará no grupo que luta pelo G3. Porém, o grande foco dos panamenhos é a briga direta com a Costa Rica pela quarta posição e o lugar na repescagem contra um rival asiático.

Honduras x México
O jogo será no Metropolitano, em San Pedro Sula, às 20h. O time mexicano é a grande decepção das Eliminatórias, pois vem jogando mal, conseguindo vitórias no apagar das luzes e sustentando empates graças aos milagres de seu goleiro Ochoa, como ocorreu na rodada passada – empate em casa em 0 a 0 com os EUA. Ainda assim, o México está com a faca e o queijo na mão para garantir vaga na Copa. Visita Honduras, lanterna da competição com quatro pontos e nenhuma vitória em 12 jogos.

Assim, o time mexicano é favorito. Caso vença, pula de 22 para 25 pontos e entra na última rodada já garantido (no caso de a Costa Rica tropeçar em El Salvador) ou com o lugar na repescagem assegurado e ciente de que só não teria a vaga direta para o Qatar se perdesse na rodada final para El Salvador e ocorresse uma vitória de Costa Rica sobre os Estados Unidos por  três ou mais gols.

Comentários