Um ex-executivo da Fox foi condenado nos Estados Unidos, após acusações de propina envolvendo a Fifa, principal entidade do futebol mundial. Hernan Lopez, que era CEO do canal de TV, teria benefícios para comprar direitos de transmissão de competições como a Copa do Mundo e a Copa Libertadores, mas abaixo do preço de mercado. Mas a sentença ao antigo dirigente do canal ainda não saiu, já que a justiça norte-americana determina isto após algum tempo do julgamento inicial. Outro homem-forte do canal, Carlos Martínez, chefe do braço latino-americano da Fox, foi absolvido.

O time mineiro precisa passar pelos venezuelanos para avançar à fase de grupos
Direitos da Libertadores foram negociados por ex-executivo da Fox, agora condenado – Divulgação/Conmebol

Ademais, o antigo executivo da Fox foi liberado após pagamento de fiança. Ele só deverá ser preso após a audiência que definirá sua pena. De acordo com o julgamento, Lopez teria pago milhões de dólares em propinas para garantir que o canal adquirisse direitos de transmissões. A principal testemunha de acusação era o argentino Alejandro Burzaco, ex-executivo da TyC e que também foi acusado e condenado. Assim, ele entregou outros envolvidos no esquema de corrupção.

Burzaco também delatou os esquemas que envolviam dirigentes como Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, e Nicolás Leoz, antigo presidente da Conmebol. O escândalo ganhou o apelido de ‘Fifagate’ e mostrou os detalhes sobre os contratos de direitos de transmissão das grandes comperições de futebol. De acordo com documentos revelados no escândalo, a Fox pagou, pela transmissão da Copa Libertadores, cerca de 10% do valor do pago pela TV Globo para transmitir o Brasileirão, por exemplo.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários