Flamengo

Ídolo do Flamengo, Evaristo de Macedo recebe homenagem

Antes do início do jogo entre Flamengo e Grêmio, neste domingo (11/6), no Maracanã, o Flamengo prestou homenagem a um dos maiores ícones da história do clube, e também do futebol brasileiro, Evaristo de Macedo. Afinal, ele completou 90 anos de idade e boa parte dessa vivência foi nos gramados onde encantou torcidas no Brasil e no exterior. Atacante nos anos 50, Evaristo fez 104 gols em 190 jogos pelo Rubro-Negro. É o 18º maior goleador da história do Flamengo.

Gabigol, que é o oitavo nesse ranking, não perdeu a oportunidade de exaltar a herança de Evaristo. Gabi é reconhecidamente um atleta que respeita os grandes personagens da história do clube. Da mesma forma,  Evaristo vem acompanhando os feitos das novas gerações. Assim, é uma via de mão dupla.

“O que vale é o sentimento que você tem e guarda. Agora estão chegando novos craques”, disse Evaristo, após receber um abraço carinhoso de Gabigol, que joga na mesma posição do ex-craque.

Evaristo tem seus 90 anos celebrados pelo Flamengo em evento antes do duelo do time contra o Grêmio, no Maracanã –  Foto: Wagner Meier/Getty Images

Evaristo recebeu uma camisa do Flamengo com o número 90 e uma placa comemorativa pelo aniversário. Além da importância de seu talento para o Rubro-Negro,  Evaristo também  fez história na Seleção Brasileira. E tornou-se ídolo em dois dos maiores clubes do futebol europeu:  Barcelona e Real Madrid.

Evaristo recebe o carinho de Gabigol durante homenagem antes do jogo do Flamengo com o Grêmio – Reprodução de vídeo Premiere

Lenda do Flamengo, do Barcelona e do futebol

Evaristo de Macedo nasceu em 22 de junho de 1933, no Rio. Até os 19 anos defendeu o Madureira. Mas entre 1952 e 1957 foi astro do Flamengo, ganhando um tricampeonato carioca e chegando à Seleção Brasileira. Aliás, com a camisa do Brasil, tem um recorde: é o único jogador que fez cinco gols pelos Canarinhos numa única partida. Em 1957, foi para o Barcelona. Por isso, não disputou a Copa de 1958. No clube catalão (onde ficou até 1962), se tornou um astro. Foram dois títulos espanhóis, 105 gols em 150 partidas. Até hoje é considerado um dos maiores da história. Seguiu para o Real Madrid e atuou nos Merengues entre 1962 e 1965. Foi tricampeão espanhol. Voltou para o Brasil onde encerrou a carreira.

Fera também como técnico

Mas se Evaristo foi um astro nos gramados, fora dele também brilhou intensamente como treinador. Comandou as principais equipes do Brasil (várias vezes do Flamengo) e também na Seleção Brasileira. Como principais títulos, o Brasileiro de 1988 pelo Bahia e a Copa do Rei, pelo Barcelona. No Grêmio, ganhou a Copa do Brasil de 1997. E Paulo Nunes, que jogou no time gremista naquele  ano, foi comandado por Evaristo e protagonizou um momento muito pitoresco.  Comentarista da SporTV, Paulo pediu ao repórter que desse um recado a Evaristo antes de encerrar a entrevista. Paulo disse que deu trabalho ao então treinador, mas que até hoje o adora. Evaristo, então, respondeu com bom humor:

“Paulo, eu aturei muito você, hein. Você tem que me respeitar e tem que querer o melhor pra mim porque você não era fácil”.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

 

Monica Bernardes

Posts Recentes

Ex-Globo revela caso de assédio cometido por jornalista esportivo

A âncora Mariana Godoy, ex-Globo e atualmente na Record, revelou um caso de assédio sexual…

19 de julho de 2024

Apresentação de Endrick no Real Madrid já tem data marcada

O atacante Endrick, que completará 18 anos no próximo domingo (21), convive com a expectativa…

19 de julho de 2024

Carille promete papo com Arce antes da estreia do equatoriano

O atacante equatoriano Billy Arce ainda nem foi anunciado pelo Santos, mas já faz parte…

19 de julho de 2024

Milan anuncia a contratação de Álvaro Morata até junho de 2028

O Milan anunciou, na manhã desta sexta-feira (19), a contratação de Álvaro Morata. Logo depois…

19 de julho de 2024

Sólido, Botafogo cria casca para as fases mais agudas da temporada

Em confronto adequado para os moldes de Premier League, o Palmeiras veio ao Estádio Nilton…

19 de julho de 2024

Roberto Assaf: Flamengo na Copa do Brasil: com ou sem Tite

Por ironia do destino, o Flamengo enfrenta o Palmeiras na próxima fase da Copa do…

19 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!