-

A partir desta segunda-feira (17), o torcedor que acompanha os jogos nos canais ESPN e Fox Sports, ambos da Disney, verão uma novidade. Os canais passarão por uma mudança de identidade e nova nomenclatura.

1- A ESPN Brasil passa a ser a ESPN
2 – A ESPN (que antigamente era a internacional) passa a ser ESPN2
3- A ESPN 2 passa a ser a ESPN 3
4- O canal Fox Sports se tornará a ESPN 4
5 – O Fox Sports 2 e a ESPN Extra seguirão com a mesma identidade

A estratégia é mais um passo da Disney para unir os dois canais esportivos que ela possui.  Em 2018, a Disney, que já detinha a ESPN, comprou grande parte da Century Fox por 52 bilhões de dólares (cerca de R$ 200 bilhões, na época). Com isso, no Brasil, passou a ser a dona dos canais, incluindo a parte esportiva (Fox Sports).

Canais ESPN e FOX passam por mais uma mudança de identidade. E Fox Sports 1 passa a ser ESPN 4

Mas a aquisição causou problemas no Brasil. O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) considerou que a Disney passaria a monopolizar o mercado, já que adquiriu seu maior concorrente. E apenas em 2020 a compra foi aprovada pelo Cade.

Mas com um detalhe: a Disney teria de se comprometer a manter os contratos dos eventos transmitidos pela Fox no prazo mínimo de três anos. E determinou que se o nome “Fox Sports” fosse retirado da grade ou extinto,  a Disney teria de colocá-lo à venda para a concorrência. E é exatamente por causa disso que o Canal Fox Sports 2 segue com o mesmo nome e não virou ESPN 5.

Programação unificada e dispensa de profissionais

Vale também citar que  a Disney, nos últimos meses, foi juntando as programações, dispensando alguns profissionais da Fox e juntando ao time da ESPN os que seguiram com emprego.

Há meses, a Fox perdeu seus programas de comentários e passou a  mostrar apenas jogos (ao vivo ou gravados). Aos mesmo tempo, a Disney passou a apostar em seu canal por Streaming (Star+ ou Star Plus) colocando os principais jogos a partir desta plataforma (que é paga).

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários