A Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos, no Palácio de Balmoral, na Escócia. A monarca estava  desde 21 de julho no local, onde costumava passar o verão. Nesta manhã, os médicos demonstraram preocupação com a saúde da Majestade e convocaram a família.

Veja as últimas notícias do Jogada 10!

Rainha Elizabeth II morreu aos 96 anos – Reprodução

Em comunicado nesta manhã, o Palácio de Buckingham ressaltou que a rainha estava confortável. Mesmo assim, os filhos da rainha, o príncipe Charles, herdeiro do trono e agora o Rei da Inglaterra, Andrew, Anne e Edward, além de seus netos William e Harry, viajaram para o Palácio de Balmoral. Mas Harry, que vive nos Estados Unidos com sua esposa Meghan, não vive bom momento com a família real.

Rainha visitou o Brasil em 1968 e fez questão de ver um jogo de Pelé – Reprodução / YouTube Gol de Cabeça em imagens do Canal 100

Eis a nota oficial:

A nota diz: ‘A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã’. A postagem teve 500 mil likes em menos de 5 minutos. Elizabeth II era a monarca mais longeva do mundo  e celebrou 70 anos de reinado neste ano.

Exames misteriosos e agenda reduzida em 2022

A saúde da Rainha Elizabeth II motivou preocupação, principalmente a partir de outubro do ano passado, quando ela passou por exames médicos num hospital. O resultado jamais foi divulgado. Desde então, ela reduziu sua agenda, passou a caminhar com mais dificuldade e com auxílio de uma bengala, além de se isolar ainda mais nos palácios da família real.

Em maio deste ano, o príncipe Charles substituiu a Rainha na abertura oficial dos trabalhos no Parlamento do Reino Unido. Foi a primeira vez que um monarca não presidiu a sessão. No início de junho, ela teve a participação reduzida no Jubileu de Platina, um evento que celebrou os 70 anos do seu reinado. Mas ela também cancelou a ida a uma missa por se sentir indisposta.

Na última terça-feira (6), a rainha solicitou que a cerimônia de nomeação da nova primeira-ministra britânica, Liz Truss, fosse realizada no Palácio de Balmoral, na Escócia. Dessa forma, foi a primeira vez na história que isso ocorreu. Até então, todos os premiês haviam sido nomeados no Palácio de Buckingham, em Londres.

Rainha Elizabeth II, de 96 anos, completou 70 anos de reinado no Reino Unido – Reprodução

Relação com o futebol

A Rainha Elizabeth II  era fã de  futebol. Contudo, por muitos anos tentou esconder sua paixão pelo futebol. Entretanto, a monarca deixou escapar o seu time do coração em 2007. Na época, a Majestade convidou o técnico Arsène Wenger, do Arsenal, para um evento no Palácio de Buckingham, em Londres. Falou da sua preferência e deu fim ao mistério.

Ao longo dos anos, houve duas suspeitas: o Manchester United e o West Ham. O primeiro surgiu após a monarca declarar o título de “Sir” para o técnico Alex Ferguson. Mas o segundo boato teria surgido após a rainha escutar que um funcionário torcia pelo Milwall na véspera de um clássico com os Hammers  e ela não curtiu muito. Porém, o príncipe Philip, morto em abril de 2021, descartou em uma conversa com a vice-presidente do clube, Karren Brady. Ela também sempre foi fã de Pelé. Quando visitou o Brasil em 1968, a Rainha fez questão de ver um jogo do Rei, m jogo da seleção do Rio contra a seleção de São Paulo.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários