-

A temporada 2022/23 do Campeonato Espanhol vai começar. O duelo entre Osasuna e Sevilla, nesta sexta-feira (12), será o pontapé inicial. Atual campeão, o Real Madrid carrega o favoritismo na disputa pelo título, mas desta vez promete ter mais dificuldades com a concorrência do Barcelona, que se reforçou com nomes como Raphinha e Lewandowski.

Confira a tabela da 1ª rodada da La Liga 2022/23

Real Madrid conquistou o seu 35º título espanhol na última temporada – Víctor Carretero / Real Madrid CF

Favoritos ao título

Não há dúvidas. Real Madrid e Barcelona são os favoritos ao título da temporada 2022/23. Atual campeão europeu e espanhol, o time da capital espanhola larga na frente por manter a base da última temporada, além de possuir um forte núcleo jovem com nomes como Vini Jr, Rodrygo, Camavinga, Valverde e o recém-contratado Tchouaméni. Na defesa, o clube também se reforçou com Rüdiger, ex-Chelsea.

Entretanto, se o Real Madrid sobrou na última temporada e conquistou o título com 13 pontos de vantagem, desta vez o cenário será bem diferente. O vice-campeão Barcelona se reforçou com craques como Raphinha e Lewandowski, e promete dar mais trabalho. Durante a pré-temporada, por exemplo, o Barça levou a melhor e derrotou os Merengues nos Estados Unidos, com um golaço do brasileiro.

Raphinha e Vini Jr. duelarão pelo título espanhol na temporada 2022/23 – Ethan Miller/Getty Images

Briga pela Liga dos Campeões

A luta pela vaga na Liga dos Campeões também não tem mistério. O Atlético de Madrid segue como a terceira força do futebol espanhol, mas ainda distante do patamar de Real Madrid e Barcelona. Sendo assim, tem tudo para garantir, pelo menos, o terceiro lugar e uma vaga direta para a competição. Abaixo, Sevilla, Real Betis e Real Sociedad disputarão a última vaga, além dos lugares para a Liga Europa.

Pode surpreender

As possíveis surpresas da temporada são Getafe e Girona. Dos times considerados meio de tabela, ambos foram os que se reforçaram melhor. Entre os principais negócios da janela, os clubes aparecem em meio a Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Sevilla e Real Sociedad, que possuem maior investimento e dominaram as transferências.

Luta contra o rebaixamento

A luta contra o rebaixamento para a segunda divisão espanhola deve ficar entre os clubes que subiram: Almería, campeão da segundona, Valladolid, do Fenômeno, vice-campeão da última temporada, além do Girona – que terminou em 6º lugar mas conseguiu o acesso através dos playoffs. Entretanto, clubes como Cádiz, Mallorca e Elche deverão abrir o olho para se manter na elite.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram Facebook.

Comentários