O Rio Grande do Norte não terá campeonato estadual em 2021. A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) anunciou nesta quinta-feira (25) o cancelamento, com o apoio dos oito clubes participantes da competição após tentativas fracassadas de negociação com as autoridades públicas para garantir a realização da competição.

O Campeonato Potiguar foi suspenso no último dia 20 e inicialmente a previsão de volta era 2 de abril por causa das medidas de restrições no combate à pandemia de Covid-19. Mas houve um impasse com o governo estadual, que permitiu apenas o retorno aos treinos de ABC e América, sob a justificativa de que ambos participam de competições de nível nacional. Sendo assim, Assu, Força e Luz, Globo FC, Palmeira, Potiguar e Santa Cruz de Natal foram proibidos de treinar. O campeonato foi paralisado sem a conclusão da quarta rodada, pois não foi realizado o jogo entre ABC e Potiguar. O América liderava com 10 pontos em quatro jogos, seguido por ABC e Globo.

“Os clubes do RN respeitaram as decisões proferidas, todavia, fomos surpreendidos com a recente deliberação do Governo do Estado, emitida através Nota Técnica assinada pelos secretários estaduais do Gabinete Civil e da Segurança Pública, onde foi aberta uma exceção para as equipes que estão disputando competições nacionais (…) diante do quadro de incerteza e da ausência, por parte do Governo do RN de um plano claro de retomada das atividades, aliadas às constantes decisões contraditórias e sem qualquer embasamento científico tomadas pelas autoridades públicas, não restou outra decisão, por parte desta FNF e dos clubes, se não a de cancelar o certame desse ano”, informa um trecho da nota oficial da FNF.

 

Comentários