A Portuguesa está confirmada na elite do Campeonato Paulista. Em resposta ao ofício enviado pelo São Bento contra o clube do Canindé, a Federação Paulista de Futebol (FPF) assegurou, na noite desta terça-feira (7) que a Lusa não burlou o regulamento do Estadual. Desse modo, a entidade não deferiu o pedido de revisão da tabela final da primeira fase feito pelo clube de Sorocaba.
“A Federação Paulista de Futebol recebeu ofício do São Bento a respeito da realização da partida entre Portuguesa e Corinthians em Brasília. A FPF esclarece, portanto, que todo o processo de alteração do jogo respeitou o Regulamento Geral de Competições da FPF e o Regulamento do Paulistão 2023”, diz o comunicado.
“Ao ascender em 2022 para o Paulistão, a Portuguesa atendeu todas as condições de infraestrutura, com estádio com capacidade adequada para mandar jogos no município de sua sede. A solicitação de alteração do local da partida, portanto, atende aos critérios previstos no Regulamento Geral de Competições, com análise e aprovação do Departamento de Competições da entidade”, consta, ainda, no documento.
O São Bento, rebaixado ao lado da Ferroviária, alegava descumprimento do regulamento por parte da Lusa, que mandou o jogo contra o Corinthians, pela oitava rodada do Paulistão, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
De acordo com o artigo 4º do anexo VI do regulamento, “no ano do acesso, o clube deverá, obrigatoriamente, disputar suas partidas como mandante no município de sua sede, sob pena de perda das partidas por W.O”.
A Portuguesa subiu para a A 1 do Paulista em 2023. Vale ressaltar que na ocasião da alteração de mando da partida, a FPF afirmou que não haveria impedimento algum para a realização da partida em Brasília.
Punição à Portuguesa beneficiaria Corinthians
Por outro lado, o episódio poderia beneficiar o Corinthians. Desse modo, caso a entidade aceitasse o pedido do São Bento e aplicasse o W.O., o Timão ganharia mais dois pontos, além do que já somou na partida, e chegaria aos 24 na classificação geral, ficando à frente de São Paulo e Água Santa.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários