O regulamento do Campeonato Carioca tem uma “curiosidade”: os clubes que pouparem seus titulares a partir da quarta rodada da competição poderão sofrer multa e perder o valor relativo à cota de TV da referida partida. Caso o clube já tenha recebido o dinheiro, o time terá que pagar uma multa e o dinheiro será redistribuído entre as demais equipes. No entanto, se os clubes apresentarem “justo motivo” poderão escalar reservas, conforme indica o artigo 41.

A medida foi aprovada pelos clubes em reunião arbitral no fim do ano passado. A medida é claramente uma proposta para valorizar a competição. A Ferj, Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, porém, não explicou como vai analisar se os escalados são titulares ou não. Em 2020, pelo menos Flamengo, Vasco e Botafogo usaram times alternativos em algum momento da competição.

Em 2021, a fase principal do Campeonato começaria no fim do semana do dia 27 e 28/2, mas foi adiado para o meio de semana seguinte, justamente para os atletas terem um pouco mais de folga após o término do Brasileirão, que será dia 25. A quarta rodada do Estadual ainda não foi desmembrada, mas deve ser entre os dias 20 e 21/3. Na rodada anterior, está marcado um Fla-Flu. A Copa do Brasil começa no dia 10 e a fase de grupos da Libertadores, que terá Flamengo e talvez Fluminense, tem início em 16 de abril.

Confira o artigo 41 do regulamento do Campeonato Carioca

A associação que, sem justo motivo, assim reconhecido pelo DCO da FERJ, após a 3ª Rodada da Taça Guanabara, deixar de utilizar sua equipe considerada principal, perderá o valor correspondente a totalidade de sua cota fixa de direito de transmissão e, caso já as tenha recebido ou não faça jus, pagará uma multa equivalente a esse valor, que será revertida em benefício dos demais clubes participantes do campeonato.”

Comentários