O Fluminense escolheu Fernando Diniz para substituir Abel Braga e anunciou o retorno do treinador no dia 30 de abril. O técnico, que teve uma passagem pelo clube em 2019, estreou no dia 4, na vitória sobre o Junior Barranquilla por 2 a 1, no Maracanã. O que mudou no Flu um mês depois da estreia do comandante? O Jogada 10 analisa!

Veja as últimas notícias do Fluminense!

Em um mês com Fernando Diniz, o Fluminense venceu cinco de oito jogos e perdeu apenas uma vez – Marcelo Gonçalves / Fluminense FC

Fernando Diniz trouxe mudanças imediatas para o Fluminense. A primeira foi o esquema tático. O treinador aboliu a formação com três zagueiros utilizada por Abel Braga e recorreu ao tradicional 4-4-2 (e às vezes também ao 4-3-3). Logo, o Flu se tornou uma equipe mais ofensiva e que controlava a posse de bola, tendo uma média acima de 400 passes trocados por jogo.

O treinador também buscou recuperar a moral do elenco. Yago Felipe, por exemplo, saiu do meio-campo e ganhou oportunidade como lateral (na direita e esquerda). Caio Paulista, atacante, também se tornou um ala pela esquerda. Wellington e Nathan ganharam mais minutos e mostraram evolução. Na frente, Luiz Henrique recuperou o bom futebol, enquanto Matheus Martins ganhou confiança.

Fernando Diniz retornou ao Fluminense com a missão de driblar a desconfiança deixada em 2019 e buscar melhores resultados – Marcelo Gonçalves / Fluminense FC

Em oito jogos sob o comando de Fernando Diniz, o Fluminense venceu cinco, empatou dois e perdeu apenas um – contra o Flamengo, no último domingo (29), por 2 a 1. Apesar da derrota para o rival, foi nítido o domínio tricolor, que mostrou repertório e empurrou o rival no campo defensivo, parando em uma noite inspirada de Hugo Souza. E a torcida reconheceu a atuação nas arquibancadas.

Neste período, o Fluminense ainda classificou às oitavas de final da Copa do Brasil após eliminar o Vila Nova, e reagiu na Sul-Americana. O Tricolor atropelou o Oriente Petrolero por 10 a 1, na última rodada, e aplicou a maior goleada da história da competição, mas não avançou em razão da vitória do Unión Santa Fé sobre o Junior Barranquilla.

A cada jogo, o Fluminense entende melhor o jeito de Fernando Diniz. O Tricolor ganhou jogos dominando e também sendo dominado. Mas não falta repertório. Os jogos contra Oriente Petrolero e Flamengo mostraram que o treinador parece ter o time nas mãos, e a boa atuação contra o rival traz esperança para os tricolores no restante da temporada.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários