A Fifa abriu nesta terça-feira (22) um processo disciplinar contra a Federação Equatoriana de Futebol (FEF) devido a “cânticos” ofensivos de seus torcedores. Isso ocorreu na partida de abertura da Copa do Mundo contra o anfitrião Qatar, vencida pelos sul-americanos por 2 a 0.
Contudo, a Fifa não especificou o conteúdo de tais cânticos, mas alega se apoiar no artigo 13 de seu código disciplinar, que pune “ofender a dignidade ou a integridade de um país, de uma pessoa ou de um grupo com palavras desrespeitosas, depreciativas, discriminatórias ou injuriosas”.
No único vídeo postado nas redes sociais com cânticos, os torcedores gritavam “Queremos cerveja”. Assim, a manifestação foi uma clara como provocação pela proibição da venda durante o torneio nos estádios e em seus arredores.
A punição para infrações dessa natureza é de “dez jogos de suspensão” quando se trata de um jogador, técnico ou diretor, e multa de “pelo menos 20 mil francos suíços (R$ 112 mil)” e uma partida com fechamento parcial de público quando se trata de uma federação.
Esse é o primeiro processo disciplinar da Copa no Qatar, que vai até 18 de dezembro.
El primer cántico que se ha escuchado en el Mundial de Qatar ha sido por parte de la afición de ECUADOR.
¡¡Queremos cerveza, Queremos cerveza!! Joder con toda la razón cojones!! 🤣🤣🤣👏🏽👏🏽👏🏽 Donde se ha visto un mundial sin cerveza 🤬🤬.
GRANDES AHI ECUATORIANOS!! 👏🏽👏🏽👏🏽 pic.twitter.com/01olojPeFS— Ricardo Ramos Neira (@Neiraelvikingo) November 20, 2022
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários