A Fifa apresentou, aos seus filiados, o projeto revisado do calendário do futebol mundial com a realização da Copa do Mundo em um intervalo de dois anos. Segundo o colunista Marcel Rizzo, do site “Uol”, o cronograma valeria a partir de 2025.

O documento aumenta os meses das datas-Fifa a pedido dos técnicos de seleções, porém, ainda assim, por menos tempo do que o calendário atual. A entidade planeja trabalhar com, no máximo, oito datas para as Eliminatórias da Copa do Mundo, torneio que seria reduzido, visando o espaço mais curto entre um Mundial e outro.

De acordo com a publicação, Uefa e Conmebol rejeitam o projeto. Por isso, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, ainda não definiu se colocará a pauta em votação no próximo congresso da entidade, no dia 31 de março, em Doha, no Qatar.

A Fifa vislumbra uma “super janela” em outubro, um mês dedicado às seleções, com 25 dias e até seis jogos no Plano A. Ou 17 dias e quatro partidas no B, com as competições classificatórias para a Copa se estendendo até novembro.

Há, ainda, outros esboços que marcam os duelos para março, fim de maio ou em junho, emendando as Eliminatórias na Copa do Mundo bienal ou nos torneios continentais Copa América/Eurocopa.

A Fifa entende que os clubes seriam beneficiados em liberar menos vezes os jogadores às seleções, reduziria a viagem dos atletas e interromperia menos os torneios nacionais.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários