A Fifa bateu o martelo e divulgou que o Mundial de Clubes de 2020, no Qatar, será disputado entre os dias 1º e 11 de fevereiro de 2021, logo depois da final da Libertadores-2020 (dia 30 de janeiro, no Maracanã).

O Bayern, de Boateng já tem vaga garantida no Mundial de Clubes  (Photo by Christof STACHE / AFP)

A competição deveria ocorrer em dezembro. Porém, em setembro, por causa da pandemia da COVID-19 e a indefinição sobre as datas da Libertadores, a Fifa anunciou o adiamento. Havia, inclusive, o risco da competição nem mesmo ser disputada nesta temporada. Com a confirmação de todas as datas da Libertadores, a entidade máxima do futebol oficializou a data  da semana dos jogos do Mundial.

Quem já está dentro

O Mundial de Clubes de 2020 tem apenas duas equipes já classificadas: o Bayern de Munique, campeão da Champions; e o Al-Duhail, campeão do Qatar e que entra como representante do país-sede. Os campeões da Oceania, Ásia, África, Concacaf e América do Sul ainda serão conhecidos. Um país que certamente terá representante é o Egito. Afinal, a decisão da Liga dos Campeões da África (dia 27/11) será entre os dois gigantes do país, Zamalek e Al Ahly.

Repeteco de 2020

Esta será a segunda vez que o Qatar hospeda o Mundial de Clubes. Isso ocorreu em 2019 e o Liverpool/ING foi o campeão após derrotar o Flamengo por 1 a 0 na final. Vale destacar que o Mundial  serve para os organizadores qataris ganharem experiência com competições internacionais e testarem os estádios recém construídos que serão palcos dos jogos da Copa do Mundo de 2022.

Comentários