A Fifa liberou jogadores e treinadores estrangeiros que atuam na Rússia e na Ucrânia para assinar com outros clubes. Em comunicado emitido nesta segunda-feira (7), a entidade informou que todos os contratos estão suspensos até o encerramento da temporada, em 30 de junho, e que técnicos e atletas podem se vincular a outros times desde já, sem receber punições.

Jogadores que atuavam na Ucrânia e conseguiram deixar o país – Reprodução

Aos 13 jogadores brasileiros que atuam na Rússia, a Fifa deu até quinta-feira (10) para que eles negociem com seus respectivos clubes. Após o acordo, os jogadores ou treinadores que quiserem suspender seus contratos poderão fazer isso unilateralmente, sem a imposição de sanções pelos órgãos de justiça desportiva. Na Ucrânia atuam 30 jogadores que vão passar pelo mesmo processo.

Mesmo com a liberação, a Fifa determinou que os jogadores sejam registrados por seus novos clubes até o dia 7 de abril. Porém, cada time poderá incluir em seu elenco apenas dois jogadores dentre os que foram liberados.

Atualmente, as principais ligas europeias estão com o mercado fechado para transferências internacionais. Por isso, inicialmente, a entidade planejou criar uma janela especial para que os estrangeiros que atuam em clubes ucranianos e russos pudessem negociar. Vale ressaltar que o Brasil é um dos únicos países com janela aberta. Porém, com a decisão da Fifa em liberar os profissionais sem sanções, eles ficam livres para assinar com qualquer clube do mundo, mesmo nos que estão com período de inscrições encerrado.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários