A Fifa bateu o martelo e o Equador vai disputar a Copa do Mundo de 2022. Nesta sexta-feira, o Comitê de Apelações da Entidade negou um recurso do Chile, que alegava que o Byron Castillo teria jogados as Eliminatórias Sul-Americanas de forma irregular, com documentos falsos. Assim, os equatorianos estão confirmados no Mundial do Qatar.

Estes são os grupos da Copa do Mundo do Qatar! Brasil pega velhos conhecidos

No recurso, a Federação do Chile pedia que o Equador perdesse os pontos de oito partidas em que Castillo foi escalado durante as Eliminatórias. Assim, o Chile passaria da sétima colocação para o quarto lugar e teria uma vaga na Copa. Ainda cabe recurso no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). No entanto, é improvável que o a corte julgue o caso antes do começo da competição.

Além do Chile, a Federação do Peru também estava como interessada no processo. Os peruanos tinham a esperança de que uma eliminação do Equador resultasse em vaga para a Copa. A seleção ficou na quinta colocação e disputou a repescagem. No entanto, a Austrália levou a melhor e ficou com a vaga.

Equador de Castillo foi confirmado na Copa do Mundo do Qatar –  Franklin Jacome/Pool/AFP via Getty Images

As federações do Chile e do Peru argumentavam que Byron Castillo nasceu na Colômbia em 1995 e não no Equador em 1998, como dizem seus documentos. Recentemente, o jornal inglês “Daily Mail” publicou uma reportagem no qual o jogador confessa sua verdadeira nacionalidade assim como data de nascimento, indo na contramão do informado em seu passaporte. No entanto, a Fifa manteve a decisão tomada na primeira instância e pela justiça do Equador.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários