Flamengo e Palmeiras se encaram neste sábado, em Montevidéu, na disputa pelo título da Libertadores, confirmando o recente poderio dos dois clubes no futebol brasileiro. Até hoje, os dois times já se enfrentaram cinco vezes em finais, entre torneios amistosos e oficiais. E os rubro-negros têm discreta vantagem: 3 a 2. No último encontro, o Fla levou a melhor ao conquistar, nos pênaltis, a Supercopa do Brasil, disputada em abril deste ano.

Flamengo campeão da SuperCopa Kia 2021. Lucas Figueiredo/CBF
Na última final entre os dois times, Flamengo levou a melhor sobre o Palmeiras na Supercopa do Brasil –  Lucas Figueiredo/CBF

1 – Taça Governador do Estado – 1975 – Flamengo

O nome oficial era Torneio Leonino Caiado (o governador da época em Goiás) e contava com clubes convidados. Em 12/3 o Flamengo venceu a Seleção de Goiás por 3 a 0 e avançou para a final, no dia 16/3, derrotou o Palmeiras por 1 a 0, gol de Paulinho Carioca no segundo tempo.

2 – Taça Euro-América – 1996 – Palmeiras

Torneio triangular realizado em Fortaleza pela dupla e pelo Borussia Dortmund, da Alemanha. O Palmeiras fez 6 a 1 nos alemães e o Mengo empatou em 1 a 1. Com isso a partida entre as equipes tinha o Verdão jogando pelo empate. Foi o que ocorreu. Romário marcou para o Flamengo e Rivaldo empatou aos 45 da etapa final e deu o bi ao Verdão.

3 – Taça Maria Quitéria – 1997 – Palmeiras

Um torneio já extinto, organizado na Bahia pelos dois grandes baianos, que convidavam duas equipes. O Flamengo eliminou o Vitória (5 a 0) e o Palmeiras passou pelo Bahia nos pênaltis (após 2 a 2, 5 a 3). Na final, 0 a 0 e o Verdão foi campeão nos pênaltis, 4 a 3.

4 – Copa Mercosul – 1999 – Flamengo

O Flamengo foi campeão. Na ida, venceu o Palmeiras por 4 a 3. Na partida de volta, um gol de Lê aos 38 da etapa final garantiu o empate em 3 a 3 que deu ao Flamengo o caneco. Esta é, juntamente com a final da Supercopa disputada neste domingo, a final mais importante realizada entre as equipes

5 – Supercopa do Brasil -2021 – Flamengo

O Flamengo sagrou-se campeão da Supercopa em abril deste ano. Na decisão, realizada no Mané Garrincha (DF), o time carioca, depois de um empate em 2 a 2 no tempo regulamentar, venceu por 6 a 5 nos pênaltis com o goleiro Diego Alves pegando três cobranças.

Em duelo de tirar o fôlego, o Palmeiras saiu na frente com Raphael Veiga, com um golaço no primeiro minuto. Mas o Flamengo virou com Gabigol e Arrascaeta. Mas Raphael Veiga, de pênalti, empatou.

Nos pênaltis, Arrascaeta, Vitinho, Gabigol, João Gomes, Michael e Rodrigo Caio marcaram para o Flamengo, e Filipe Luís, Matheuzinho e Pepê perderam. Do lado do Palmeiras,  Raphael Veiga, Gustavo Gómez, Scarpa, Viña, Gabriel Veron marcaram, enquanto Luan, Danilo, Menino e Mayke desperdiçaram as cobranças.

E a Taça Naranja?

6 – Há uma polêmica envolvendo a Taça Naranja, disputada em 1997, em Valencia (Espanha). O Palmeiras foi campeão, o Flamengo vice, mas neste torneio, os times não fizeram o jogo que decidiu o título. Entenda a polêmica.

Na história

A vantagem no confronto geral é do Palmeiras: em 120 jogos são 46 vitórias dos paulistas, contra 41 do Flamengo, além de 33 empates. Nos gols, o Verdão aparece mais uma vez na frente: 197 a 178.

Siga o Jogada10 nas redes sociais, TwitterInstagram e Facebook.

Comentários